Pesquisadores da EPAMIG apresentam tecnologias para a cafeicultura em evento online

Imagem: Pixabay

CAFÉ

Pesquisadores da EPAMIG apresentam tecnologias para a cafeicultura em evento online

Feira Digital Coccamig Café com TV acontece entre 22 e 26 de junho
Por:
795 acessos

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) será responsável pela programação técnica da Feira Digital Coccamig Café com TV, que acontece na próxima semana. Entre os dias 22 e 26 de junho, 10 palestras sobre temas ligados à cafeicultura, ministradas por pesquisadores da Empresa e convidados, estarão disponíveis para os participantes do evento que será totalmente online.

Promovida pela TV Alterosa, em parceria com a Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig), a Feira Digital vai permitir que expositores apresentem produtos de maneira online. Os interessados pelo produto ou serviço, serão atendidos por meio de ferramentas digitais e webchats. Os visitantes já podem confirmar a participação pelo site https://cafecomtv.uai.com.br/. O conteúdo da EPAMIG poderá ser acessado no espaço Café com TV Play.

Os temas escolhidos contemplam diferentes estágios do ciclo produtivo. O pesquisador da EPAMIG Gladyston Carvalho apresentará o tema “Cultivares de Café para uma Cafeicultura ainda mais sustentável”, destacando as opções desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético do Cafeeiro da Empresa em parceria com instituições como a Embrapa Café e as universidades federais de Lavras e Viçosa. Já a pesquisadora Vânia Silva abordará aspectos do desenvolvimento da planta na palestra “Fisiologia da produção do cafeeiro”.

As pesquisadoras Margarete Volpato e Helena Alves apresentarão o Uso de geotecnologias no planejamento do setor cafeeiro. “Vamos definir o que são geotecnologias por meio de conceitos básicos como: banco de dados geográficos, GPS e sensores remotos. Explicaremos como mapas temáticos são produzidos utilizando-se as geotecnologias e como podem auxiliar para o planejamento da cafeicultura. Finalmente apresentaremos alguns resultados para o monitoramento da dinâmica espacial da cafeicultura e caracterização de regiões cafeeiras para a Indicação geográfica”, adianta Margarete.  

O combate a pragas e doenças será o foco das apresentações dos pesquisadores Madelaine Venzon com o tema “Controle Biológico de Pragas na Cafeicultura”; Rogério Silva sobre “Manejo integrado de Pragas na Cafeicultura”; e Sônia Salgado sobre “Nematoides na Cafeicultura: como conviver com o problema na propriedade”. A nutrição das plantas será o tema abordado por Thiago Henrique Pereira Reis e Paulo Gontijo na palestra “Corretivos e fertilizantes na cafeicultura em tempos de dólar alto”.

Os demais temas abordados serão Poda, com André Dominghetti (pesquisador EPAMIG/ Embrapa Café); “Manejo de doenças pós-colheita”, com Sara Chalfoun; e “Mapeamento da qualidade em propriedades cafeeiras”, com o engenheiro agrônomo Denis Nadaleti.

Produtos qualificados e Gourmet

A EPAMIG terá um estande virtual durante a Feira, no qual serão comercializadas, sementes qualificadas de café, tourinhos Gir, a revista Informe Agropecuário e produtos gourmet da marca própria da Empresa como cafés, vinhos e azeites.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink