Pesquisadores desenvolvem nova cana transgênica

Estudo replica técnicas usadas em milho

Cientistas desenvolveram uma nova variedade de cana-de-açúcar transgênica expressando proteínas Bt para trazer resistência contra a broca da cana (diatraea saccharalis). As descobertas do estudo foram publicadas na revista acadêmica Tropical Plant Biology.

Uma das principais pestes da cana-de-açúcar nas Américas é a broca da cana. Em 2017, a Comisão Técnica de Biossegurança (CTNBio), órgão regulador no Brasil, aprovou o uso comercial da cana-de-açúcar Bt expressando a proteína Bt (Cry1Ab) desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira, de Piracicaba, São Paulo. Em um estudo conduzido por pesquisadores da unidade brasileira da Monsanto, duas proteínas Bt (Cry1Ab e Crya2Ab) como diferentes modos de ação foram expressados na cana para maximizar a proteção contra a broca da cana. Os pesquisadores também montaram um grande refúgio ao uso de marcador de seleção que acrescentou o traço de tolerância de glifosato para o evento final. Os resultados do estudo demonstraram que é possível usar proteínas Bt para melhorar a proteção contra os ataque de broca da cana-de-açúcar. A broca é uma das piores pragas na agricultura brasileira. As informações utilizadas na reportagem são de artigo da revista Tropical Plant Biology. O manejo atual da broca da cana é através de meios biológicos e químicos, mas os prejuízos persistem tanto para os processadores quanto para os agricultores. A técnica antes utilizada na Helicoverpa zea em milho pode reduzir as perdas econômicas geradas na cana-de-açúcar.