Pesquisadores desenvolvem teste diagnóstico para infecções por bocavírus

Um projeto de pesquisa realizado no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), unidade da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), desenvolveu um teste que permite o diagnóstico para infecções por bocavírus. O trabalho, coordenado pelo professor e pesquisador do Instituto, Paulo Michel Roehe, está sendo elaborado por alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, da Faculdade de Veterinária da UFRGS.

A técnica, segundo o pesquisador, permite a detecção molecular de agentes virais denominados "bocavírus", os quais podem estar envolvidos em infecções respiratórias. Estes vírus pertencem a um novo gênero dentro da família dos parvovírus. O pesquisador afirma que o vírus em animais é conhecido desde os anos 60, entretanto, seu estudo foi dificultado pela impossibilidade de multiplicá-los com facilidade em cultivos celulares.

As doenças associadas aos bocavírus afetam os aparelhos digestivos e respiratórios, principalmente, de bovinos e caninos jovens. Além de problemas reprodutivos. Os animais mais velhos podem ter infecções assintomáticas. Os sinais clínicos incluem diarréia, vômitos, morte embrionária e abortos ao final da gestação.

A incidência deste agente em suínos e sua importância nesta espécie também são objeto de estudos. Paulo Roehe explica que, recentemente, bocavírus tem sido identificado em humanos, geralmente associado a infecções respiratórias. “A importância destas infecções em nosso meio precisa ainda ser determinada, por isso a importância do estabelecimento desse novo método de diagnóstico molecular”, finaliza o pesquisador.

As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).