CI

Pesquisadores veem potencial para aquicultura no Caribe

"Existem grandes áreas do Caribe que poderiam ser rentáveis"


Uma equipe liderada por pesquisadores da Escola de Ciências Ambientais e Gestão Bren UC Santa Barbara e do Instituto de Ciência Marinha (MSI) analisaram a viabilidade de criação de peixes ou aquicultura no Caribe. A equipe focada especificamente sobre maricultura offshore, que trabalha com base nas operações realizadas no oceano, a uma certa distância da costa. 

O grupo descobriu que, mesmo sob estimativas conservadoras, a região poderia produzir mais de 34 milhões de toneladas de frutos do mar por ano. Esse rendimento potencial é mais do que duas ordens de magnitude maior do que a produção atual de frutos do mar da região, segundo informaram os pesquisadores. 

De acordo com Lennon Thomas, principal autor do estudo, que é pesquisador do projeto na MSI, “o Caribe tem um grande potencial para a maricultura no mar. Nesse cenário, a realização deste potencial pode ser alcançada através do desenvolvimento da maricultura em uma quantidade relativamente pequena de espaço oceânico”. 

O projeto prevê que a região poderia produzir 40 milhões de toneladas de frutos do mar em menos de 1,5% das zonas econômicas exclusivas de seus países. Isso é cerca de metade da atual captura global de peixes selvagens, sob as condições atuais do mercado, o Caribe poderia igualar sua produção atual de produtos pesqueiros através da agricultura em apenas 179 quilômetros quadrados, ou apenas 0,006%, de seu espaço marinho. 

Segundo Tyler Clavelle, pesquisador do MSI, "mesmo levando em conta os aspectos econômicos de uma operação dispendiosa como o teste, existem grandes áreas do Caribe que poderiam ser rentáveis para a aquicultura offshore".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.