CI

Pesquisas com leite de cabra oferecem produtos diversificados

Embrapa quer ampliar o consumo e disponibilizar produtos diversificados no mercado


O desenvolvimento de derivados do leite de cabra é, atualmente, uma das estratégias mais importantes da Embrapa Caprinos e Ovinos para ampliar o consumo e disponibilizar produtos diversificados no mercado. Embora a produtividade do rebanho leiteiro caprino tenha apresentado crescimento nos últimos anos, o consumo dos produtos lácteos ainda é considerado relativamente baixo.


Derivados como os queijos probióticos, a coalhada dessorada e o queijo adicionado com óleo de pequi são algumas das novidades para reverter esse baixo consumo e se tornarem opção de incremento da renda para caprinocultores. Esses produtos dão dinamismo aos derivados do leite de cabra, aproveitando seu valor nutricional, como fonte de minerais, vitaminas e proteínas de alto valor biológico, além de baixo potencial alergênico.

Conheça algumas das principais variedades de derivados do leite de cabra desenvolvidas :

Variedades de queijos probióticos: coalho e cremoso
Entre os queijos de leite de cabra probióticos estão o de tipo coalho e o cremoso. O primeiro é uma das modalidades preferidas entre consumidores brasileiros, enquanto o segundo tem como diferencial sua consistência cremosa e sabor suave, com características semelhantes aos queijos de tipo Boursin e Fromage Blanc. A massa do queijo cremoso pode ser condimentada com ingredientes como camarão, atum, castanhas ou amendoim moídos, passas, ervas finas, entre outros, que possibilita o uso como patê.

Estes queijos incorporam culturas probióticas, microrganismos vivos que, quando consumidos regularmente e, em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde e aumentam o valor agregado dos queijos, fazendo com que eles se insiram na categoria de alimentos funcionais, uma das principais tendências do mercado brasileiro e alvo de interesses empresariais por conta da demanda crescente do consumidor por alimentação saudável. Diversas pesquisas têm demonstrado que os queijos são bons produtos para manter as bactérias probióticas viáveis e veiculá-las ao organismo humano.

Coalhada dessorada caprina adicionada de frutas tropicais

Com a coalhada dessorada caprina, a Embrapa Caprinos e Ovinos traz a possibilidade de um produto de fabricação caseira e padrão de qualidade, agregando valor ao leite ao oferecer sabores de frutas tropicais, tais como: maracujá, graviola, goiaba vermelha, coco e graviola, sem adição de conservantes, corantes ou estabilizantes. O processo de obtenção da coalhada com as frutas é possível de ser adotado tanto em pequenas propriedades (permitindo aproveitamento do leite caprino e da exploração das frutas por agricultores em regime familiar) gerando alternativas para produção industrial.


Queijo de leite de cabra adicionado com óleo de pequi
O queijo de leite de cabra adicionado com óleo de pequi é uma das iniciativas do projeto "Novas tecnologias aplicadas ao leite de cabra para o desenvolvimento de queijos utilizando produtos oferecidos no Bioma Brasileiro.

O projeto tem como objetivos estimular a geração de renda para produtores rurais e, ao mesmo tempo, desenvolver novos queijos de leite de cabra com uso de frutas e ervas de biomas brasileiros – o pequi é encontrado, principalmente, na caatinga e nos cerrados.

Pesquisas da Embrapa Caprinos e Ovinos revelam vantagens em termos de incremento nutricional aos queijos, por conta da presença de antioxidantes no pequi e pelo fato da fruta ser rica em vitamina C, óleo, proteínas e carotenóides, além de possuir aroma agradável e coloração amarela escura muito atraente. Sua polpa contém cerca de 60% de óleo comestível, além de ser rica em proteínas e vitamina A.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.