CI

Pesquisas promovem melhorias na cultura do abacaxi no Litoral Norte

Plantações de abacaxi enfrentam processo de redução crescente

Plantações de abacaxi enfrentam processo de redução crescente
O aumento da produtividade e da qualidade do abacaxi no Litoral Norte é o objetivo de um conjunto de estudos que estão sendo desenvolvidos por pesquisadores da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) em Maquiné e em Terra de Areia. A intenção é auxiliar os pequenos agricultores locais com alternativas para a melhoria do cultivo desta espécie. Atualmente, as pesquisas estão relacionadas ao uso do calcário, juntamente com aplicações foliares de biofertilizantes (mistura de compostos orgânicos e micronutrientes).

Cultura tradicional da região, as plantações de abacaxi vivem um processo de redução crescente desde os anos 70. Naquela década, os agricultores do Litoral Norte do Rio Grande do Sul chegaram a plantar 1.620 hectares de abacaxi. Atualmente, menos de 300 hectares são cultivados, conforme dados do IBGE, coletados pela pesquisadora Raquel Paz da Silva, da Fepagro Litoral Norte.

Os estudos incluem a medição e a pesagem dos frutos depois das aplicações, para posterior avaliação dos resultados. Estão sendo analisados ainda a quantidade de açúcar dos frutos e nutrientes presentes nas folhas. As avaliações do experimento estão sendo realizadas pela equipe dos dois Centros de Pesquisa, juntamente com os pesquisadores da Fepagro sede, em Porto Alegre.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.