CI

Pesquisas sobre algodão serão apresentadas em encontro de produtores

Participantes poderão acompanhar os resultados de pesquisas recentes


Durante o 8° Congresso Brasileiro do Algodão & Cotton Expo os participantes poderão acompanhar os resultados de pesquisas recentes da fitotecnia, fertilidade de solo e entomologia

Os avanços do cultivo, produção e comercialização do algodão no Brasil são significativos. Segundo dados da Embrapa Algodão, há dez anos, 28 mil toneladas da pluma foram exportadas. Já a ANEA (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão) informa que em 2011 as exportações podem alcançar 630 mil toneladas.


O sucesso do Brasil no mercado externo com o algodão brasileiro é responsabilidade não apenas das alterações do mercado internacional, mas também do desenvolvimento tecnológico e do incremento em pesquisas nos últimos anos. Esses avanços nos estudos e como os empresários podem se beneficiar serão demonstrados durante o 8º Congresso Brasileiro do Algodão & Cotton Expo 2011, organizado pela APPA – Associação Paulista dos Produtores de Algodão, que ocorrerá em São Paulo, de 19 a 22 de setembro, com o tema “Evolução da cadeia para construção de um setor forte”.

“Apresentaremos as novas tecnologias e tudo o que foi criado e desenvolvido nos dois últimos anos, com vistas ao aprimoramento técnico do setor. O nome do congresso já traduz isto também, pois as pesquisas são uma parcela responsável para que os produtores e empresários envolvidos na cadeia alcancem maturidade nas atividades realizadas e consigam se desenvolver frente aos mercados internacionais”, complementa João Carlos Jacobsen, vice-presidente da ABRAPA – Associação Brasileira dos Produtores do Algodão, entidade que promoverá o evento.

Durante o evento, a Embrapa Algodão trará aos participantes resultados de pesquisas recentes da fitotecnia, fertilidade de solo, entomologia, fitopatologia e fisiologia, destacando as áreas de melhoramento genético e biotecnologia. “O empresário rural terá oportunidade para a obtenção de novos conhecimentos, discussão de temas pertinentes à área de atuação e contato com pesquisadores, técnicos e outros produtores. O evento será um momento de reflexão do setor, permitindo aos envolvidos prospectar os caminhos a serem trilhados que garantam a sustentabilidade da atividade”, explica José Ednilson Miranda, pesquisador da Embrapa.


Já o IAC – Instituto Agronômico de Campinas, além das avaliações dos trabalhos científicos inscritos pelos congressistas e que irão compor caderno de resumo do evento, trará a exposição de artigos, em forma de pôsteres, para que sejam analisados e possibilitem até a aplicação das técnicas no dia a dia dessas empresas, como explica Edivaldo Cia, pesquisador do IAC. “As leituras dos trabalhos publicados, apresentações em palestras e as consultas aos pesquisadores contribuirão efetivamente para o aprendizado do produtor do algodão”, complementa Cia.

.[8º Congresso Brasileiro do Algodão & Cotton Expo 2011, de 19 a 22 de setembro de 2011, na Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo.Inscrições e informações: www.cba2011sp.com.br | [email protected] |Telefone: (11) 5084-1383. |Promoção: ABRAPA - Associação Brasileira dos Produtores de Algodão | Realização: APPA - Associação Paulista dos Produtores de Algodão| Apoio Científico: Embrapa Algodão e IAC – Instituto Agronômico de Campinas. Organização: Stap Agro Comunicação & Marketing].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.