CI

Pêssego gaúcho terá abertura de colheita

Ideia é valorizar a cadeia produtiva


Uma das principais culturas da Metade Sul do estado, pêssego voltará a ter uma festa de abertura da colheita. Ideia é valorizar a cadeia

O pêssego da Metade Sul gaúcha voltará a ter uma festa de abertura da colheita. Após quase uma década de intervalo, a cadeia produtiva vai se reunir na próxima sexta-feira – 2 de dezembro –, em Morro Redondo/RS – 290 km ao sul da capital Porto Alegre/RS –, para abrir oficialmente o período de colheita do fruto.

“O pêssego é muito importante para a região. Precisamos valorizar toda a cadeia. Queremos ter o produtor presente e o principal objetivo da Abertura da Colheita será mostrar como a integração do setor está forte”, explica o prefeito de Morro Redondo, Rui Brizolara.

A ideia será reunir agricultores, industriais e lideranças políticas do estado para valorizar e recolocar o setor pessegueiro, um dos mais importantes da agricultura da Metade Sul gaúcha, em evidência. “Será recuperada uma festividade para a região em um momento fundamental para mostrar o fortalecimento da cadeia do pêssego. Será uma retomada voltada ao desenvolvimento”, comenta o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), Clenio Pillon.

A Abertura da Colheita será feita em uma propriedade rural de Morro Redondo e está agendada para as 14h.

Pêssego

Para este ano, é esperada uma safra de 55 mil toneladas na região de Pelotas – praticamente toda ela será destinada à indústria de conservas. São cerca de 6,7 mil hectares de pessegueiros e 1.368 produtores. A indústria espera produzir 45 milhões de latas.

Abertura da Colheita

- 02/12/2011 – 14h30
- Propriedade do agricultor Edemar Flugel
- Colônia Colorado – Morro Redondo/RS
- Participação de produtores, industriais, instituições e lideranças políticas nacionais, estaduais e municipais

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.