Pesticidas e má nutrição prejudicam saúde animal, diz estudo

DESCOBERTA

Pesticidas e má nutrição prejudicam saúde animal, diz estudo

Essa é a primeira vez que o efeito combinado foi estudado
Por: -Leonardo Gottems
160 acessos

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicado na revista Proceedings of Royal Society B, indicou que os efeitos combinados de pesticidas e falta de nutrição formam um golpe letal para os animais, principalmente insetos. Os pesquisadores estudaram como as abelhas foram afetadas pela exposição a neonicotinoides, pesticidas amplamente utilizados na agricultura, juntamente com fontes limitadas de nutrientes, cenários comumente encontrados em áreas agrícolas. 

Eles estudaram dois pesticidas neonicotinóides comuns, a clotianidina e o tiametoxam, que são usados em todo o mundo em vegetais, frutas e cereais. No entanto, após esses pesticidas serem aplicados às culturas, eles permanecem no meio ambiente e podem ser encontrados em néctar, pólen, água e solo. 

Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que as mortes de abelhas aumentaram em até 50% mais do que o esperado, em comparação com os efeitos individuais de pesticidas e má nutrição. Surpreendentemente, nenhum estudo anterior provou tais efeitos quando essas ameaças se combinam e amplificam além da soma de fatores individuais. 

"Nós testamos os efeitos de diferentes pesticidas neonicotinóides por causa de uma preocupação crescente e evidências sobre os efeitos negativos destes pesticidas sobre polinizadores", diz Simone Tosi, pesquisadora de pós-doutorado na Divisão de Ciências Biológicas da UC San Diego. "Nossos resultados fornecem a primeira demonstração de que esses estressores podem interagir sinergicamente e causar danos significativos à sobrevivência dos animais", completa. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink