Petrobras e Eni assinam acordo para pesquisa em biocombustíveis
CI
Agronegócio

Petrobras e Eni assinam acordo para pesquisa em biocombustíveis

Os estudos incluem a seleção de insumos e a possibilidade de melhoria no refino de óleos pesados no Brasil
Por:

A Petrobras assinou nesta terça-feira (27-03) um memorando de entendimento com a italiana Eni para o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias para a produção de biocombustíveis em larga escala.

Os estudos incluem a seleção de insumos e a possibilidade de melhoria no refino de óleos pesados no Brasil, informou a Petrobras num comunicado.

A assinatura do acordo, em Brasília, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e o presidente-executivo da Eni, Paolo Scaroni, segundo a nota.

Em visita a São Paulo na segunda-feira, Prodi anunciou que empresas italianas irão investir 480 milhões de dólares na construção de quatro refinarias de biodiesel no Brasil.

Pelo acordo assinado nesta terça-feira, as duas companhias comprometem-se a avaliar a formação de alianças em países com condições para produzir biocombustíveis e comercializar o produto no mercado internacional.

Também devem negociar acordos que tenham como objetivo a implementação de projetos no Brasil e em outros países, além de avaliar a aplicação da tecnologia EST, desenvolvida pela Eni, no Brasil, "numa parceria de maior alcance, envolvendo iniciativas na área de refino e transporte e, também, exploração e produção", segundo a Petrobras.

Os estudos e eventuais projetos a serem desenvolvidos em parceria serão analisados por um grupo de técnicos das duas empresas. Uma vez selecionados, eles serão submetidos à aprovação de ambas as companhias.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink