CI

Petrobras investirá em hidrovia para exportar álcool e açucar de MT


A Petrobras vai investir US$ 330 milhões na logística para exportar 8 bilhões de litros de álcool por ano a partir de 2010. Um acordo assinado hoje entre a Transpetro, a BR Distribuidora e a Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo prevê a construção de quatro dutos de álcool ligando a Refinaria de Paulínia (maior centro distribuidor de álcool) a regiões produtoras e exportadoras.

O primeiro dos dutos será ligando Paulínia à cidade de Conchas (SP), depois será instalado um ligando a Replan a Sertãozinho, próximo a Ribeirão Preto e um terceiro entre a Replan e Taubaté. Um quarto duto é estudado para ligar Guararema ao Rio, para que seja feita a exportação de álcool pelo Rio de Janeiro.

"O porto de São Sebastião deverá ficar sobrecarregado com o transporte de óleo produzido pela Petrobras e a ser refinado na Replan, já que a estatal teve que suspender as obras do oleoduto, que ligaria o Estado do Rio a São Paulo", explicou o senador Sérgio Machado, presidente da Transpetro.

Ainda segundo ele, a previsão é de que o estudo logístico seja concluído em dois anos, quando devem começar as obras dos dutos e construção de barcaças para o transporte do álcool e também do açúcar produzido no Mato Grosso por meio da hidrovia Tietê-Paraná. "O objetivo é interligar este meio de transporte aos dutos, otimizando a forma de levar a carga para ser exportada, ou distribuída em seu principal centro consumidor e ainda obter redução do preço do produto", explicou o secretário de Transportes do Estado de São Paulo, Dario Rais Lopes, que também participou da assinatura do acordo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.