CI

Petrosul investe R$ 40 milhões para produzir biodiesel

Para este semestre, a previsão da Bioverde é de produzir 75 mil toneladas do biocombustível


A indústria Bioverde, novo braço de atuação do grupo sorocabano Petrosul, inicia na próxima semana a produção de biodiesel na cidade de Taubaté (SP). A aquisição da unidade fabril, que pertencia ao grupo Itaú, custou R$ 40 milhões e gerou cerca de 70 empregos diretos. Taubaté foi escolhida para sediar o investimento por conta da disponibilidade de uma estrutura fabril adequada para a produção de biodiesel, além do grande espaço disponível para futuras plantações de pinhão manso – árvore oleaginosa que pode ser utilizada como matéria-prima do biocombustível.

Para este semestre, a previsão da Bioverde é de produzir 75 mil toneladas de biodiesel. Em 2008, quando passará a ser obrigatória a mistura de 2% do componente no diesel fóssil, a empresa fabricará 200 mil toneladas do produto. O gerente de agronegócios da Bioverde, José Pereira Júnior, explica que a fábrica tem capacidade de transformar materiais vegetais e animais em biodiesel. “É uma unidade com tecnologia de ponta, por isso é muito flexível. Neste início de operação, utilizaremos sebo bovino e óleo de soja”.

A Petrosul comprará de 20% a 30% da produção para misturar ao diesel que distribui a 1.900 postos de bandeira branca de seis Estados e a 70 postos próprios. Pereira Júnior destaca o papel social da instalação da fábrica em Taubaté. “Além da redução da poluição atmosférica, a produção de biocombustível gera alternativas de empregos e promove a inclusão social. Cerca de 10% da produção utiliza matéria-prima fornecida por agricultura familiar, mas ainda deve chegar a 30%”.

A estimativa da Bioverde é de que 200 mil empregos indiretos tenham sido gerados na região com a instalação da fábrica, que tem 45 mil metros quadrados de terreno e 12 mil metros quadrados de área construída.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.