CI

Pfizer amplia escopo de atuação com aquisição da Synbiotics Corporation

Ao aliar o segmento de imunodiagnósticos ao negócio da Pfizer, a transação cria uma carteira de produtos e serviços diversificada e complementar


Ao aliar o segmento de imunodiagnósticos ao negócio da Pfizer, a transação cria uma carteira de produtos e serviços diversificada e complementar

Com o objetivo de aumentar a oferta de soluções integradas em veterinária, a Pfizer Saúde Animal anuncia sua entrada no segmento de medicina diagnóstica por meio da aquisição da Synbiotics Corporation. A operação, concluída nos Estados Unidos, foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no Brasil em outubro de 2011. Líder no desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos imunodiagnósticos para animais de companhia e de criação, a Synbiotics é uma empresa de capital fechado, sediada em Kansas City (Missouri – EUA).


A aquisição da Synbiotics faz parte da estratégia mundial da Pfizer Saúde Animal para ampliar seu escopo de atuação, tornando-se um fornecedor global de soluções integradas em medicina veterinária. “A combinação dos negócios de saúde animal cria uma carteira de produtos e serviços diversificada e complementar para os nossos clientes. Ao aliarmos este novo segmento de medicina diagnóstica a uma linha de produtos inovadora de medicamentos e vacinas, poderemos auxiliar os veterinários a identificar o tratamento mais adequado e o momento certo para aplicá-lo em cada animal”, explica Jorge Espanha, diretor da Pfizer Saúde Animal no Brasil.

A Synbiotics é uma companhia com presença global que possui duas unidades fabris, localizadas em Lyon (França) e em San Diego (Califórnia – EUA). A linha de produtos atual abrange mais de 90 testes diagnósticos e possui marcas bem conhecidas como: a linha WITNESS, para detecção de dirofilariose (parasita do coração), parvovirose e outras doenças que acometem cães e gatos; SERELISA, para diagnóstico de raiva em animais de companhia; e a linha ProFlock de kits ELISA, para avaliação dos níveis de anticorpos e antígenos em frangos e perus.

Com esta nova configuração, será possível alcançar um número maior de pecuaristas, criadores e proprietários de animais de companhia, acelerando o crescimento da Pfizer Saúde Animal. “Acreditamos que este seja o momento ideal para entrarmos no mercado de imunodiagnósticos veterinários. É um segmento atrativo, pois cresce atualmente duas vezes mais rápido que a indústria de saúde animal como um todo”, destaca o executivo.

O mercado global de saúde animal, excluindo nutricionais, movimenta 16,9 bilhões de dólares e os produtos de medicina diagnóstica correspondem a 1,5 bilhão de dólares deste total. De acordo com dados de 2008 do instituto de pesquisa Vetnosis, especializado em saúde animal e medicina veterinária, o segmento de imunodiagnóstico representa uma receita anual estimada em 735 milhões de dólares e cresce 8% ao ano.

A aquisição permite que a Pfizer Saúde Animal expanda sua atuação para além das fazendas e clínicas veterinárias, atendendo também os laboratórios de referência diagnóstica e os serviços de saúde reprodutiva voltados aos criadores de cães. Isto porque a Synbiotics também é reconhecida mundialmente como a principal prestadora de serviços de saúde reprodutiva para canis.



Novos negócios

As parcerias e aquisições estão entre as principais estratégias de crescimento da Pfizer Saúde Animal. A incorporação da Fort Dodge – divisão veterinária da Wyeth – fez com a companhia ampliasse sua linha de produtos, contando com uma área que oferece soluções para equinos, integrada à unidade de negócios Bovinos. Esta unidade engloba ainda produtos para caprinos e ovinos.

Já a compra da Embrex agregou à unidade de negócios Aves da Pfizer os segmentos de tecnologia e comercialização de máquinas de vacinação in-ovo. O setor avícola ocupa posição de destaque na estratégia da companhia e os investimentos em inovações para aves permitem que a Pfizer mantenha-se em constante evolução.

Em uma operação estratégica global, a Pfizer Inc anunciou, no final de 2010, a aquisição da King Pharmaceuticals. A negociação incluiu a Alpharma, divisão de saúde animal da empresa, cuja incorporação foi concluída no Brasil em março de 2011. A Alpharma tem presença mundial e seu foco é trazer soluções em produtos e serviços para prevenção e cura de doenças do trato intestinal, doenças respiratórias e coccidianas. Com esta movimentação, a Pfizer espera ampliar o escopo de sua atuação no Brasil, especialmente na avicultura, suinocultura e bovinocultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.