CI

Pfizer lança Draxxin e Excede para bovinos

Produtores de gado de corte e leite contam com medicamentos de dose única e longa ação para doença dos cascos e pneumonia


A Divisão de Saúde Animal da Pfizer traz ao Brasil Draxxin e Excede – duas novas ferramentas para os produtores manterem seus rebanhos livres de doença dos cascos e pneumonia. “Entre as principais características dos antibióticos estão a aplicação única e a ação prolongada, de 15 e 7 dias, que facilitam o manejo e diminuem chances de equívoco na administração do tratamento”, explica Elio Moro, gerente da Unidade de Negócios de Bovinos Leite da Pfizer.

Os medicamentos possuem moléculas exclusivas, desenvolvidas especificamente para uso veterinário e, por isso, são medicamentos diferenciados. “Vale destacar também as vantagens em relação ao descarte de leite, inexistente em relação ao Excede, e à indicação de Draxxin contra o Mycoplasmas bovis, um dos agentes causadores da Pneumonia”, complementa Inhe.

Draxxin
O antibiótico é recomendado para gado de corte e animais jovens de rebanhos leiteiros. Em confinamentos, regime onde as chances de infecções respiratórias são grandes devido à alta concentração de animais no mesmo espaço, Draxxin oferece extra longa ação de 15 dias e promove recuperação rápida com apenas uma dose injetável. No tratamento da pneumonia, por exemplo, a taxa de cura com uma aplicação de Draxxin é de 85,7%*. Além da eficácia e segurança, o medicamento proporciona o menor período de retirada: 18 dias, comparado à média de 25 dias de outros antibióticos.

Excede
Recomendado para gado de leite, Excede oferece ação prolongada de 7 dias com o aproveitamento do leite durante todo esse período de atuação e, por isso, não há prejuízo devido ao descarte de leite. De acordo com estudo realizado pela Pfizer**, 84 animais com um dos tipos de doença dos cascos (Necrobacilose Interdigital Bovina – NIB) moderada ou severa foram tratados com uma dose de Excede. Após 7 dias, 60 deles apresentaram melhora, atingindo a cura total ou apenas inchaço leve no espaço interdigital (entre os cascos). A aplicação de Excede é outra inovação: por ser injetável na base da orelha, garante os 7 dias de ação com total aproveitamento do leite durante o tratamento, simplificando o manejo e reduzindo possibilidades de erros na administração.
As informações são de assessoria de imprensa.
 

Principais causas e consequências das doenças

Pneumonia

A infecção ou inflamação nos pulmões pode ocorrer por conta de bactérias ou vírus – que mantém baixa a resistência do animal e evolui para pneumonia. Até a poeira em excesso pode interferir no funcionamento do pulmão do bovino e permitir a entrada de bactérias ou irritação da mucosa. Especialmente no caso do gado confinado, o estresse causado pela movimentação e a alta concentração de animais também causam uma queda no sistema de defesa do organismo, aumentando o risco de desenvolver pneumonia, apresentar menor desempenho e produtividade ou até morrer. 

Doença dos cascos

A doença pode ter diferentes causas e, uma delas é a umidade excessiva do piso ou pasto, que deixa o casco mole e mais frágil diante de qualquer batida ou pedra no caminho, provocando feridas – essas, por sua vez, facilitam a entrada de bactérias e a infecção. Já a nutrição desbalanceada pode ocasionar a laminite. As feridas, inchaço no espaço interdigital e ao redor das sobreunhas ou, nos casos mais graves, podridão do casco dificultam a locomoção do animal e, consequentemente, a ida até o cocho para se alimentar. Assim, a doença dos cascos é responsável pela diminuição ou atraso no ganho de peso do animal e na produtividade das vacas leiteiras.

 Fontes:

* Tratamento comparativo de Pneumonias: estudos em confinamento conduzidos no fechamento dos animais (2132T-60-01-067)
** Estudo de Eficácia Clínica de CCFA (Excede) contra Necrobacilose Interdigital Bovina de ocorrência natural (1133C-60-05-505)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.