CI

Pfizer lança marcadores de DNA bovino para a raça Nelore

Marcadores avaliam características como idade ao primeiro parto e probabilidade de parto precoce


Marcadores genéticos da Pfizer avaliam doze características dos rebanhos, como idade ao primeiro parto e probabilidade de parto precoce

A Pfizer Saúde Animal apresenta ao mercado brasileiro o Clarifide Nelore, um amplo painel de marcadores de DNA baseado em predições genéticas para indicar características como reprodução, crescimento, habilidade materna e carcaça. A nova ferramenta, desenvolvida especificamente para o rebanho brasileiro, permite aos produtores tomar decisões confiáveis na seleção e acasalamento de bovinos da raça Nelore.

Atualmente, o interesse no melhoramento genético de rebanhos vem crescendo entre os produtores e as características apontadas por marcadores de DNA tornaram-se o principal diferencial de cada empresa ao oferecer este produto. Até o momento, Clarifide Nelore tem seu painel composto pelas seguintes características: a idade ao primeiro parto, a probabilidade de parto precoce, o stayability (tempo que uma fêmea permanece no rebanho), produtividade acumulada, peso aos 120 dias de idade, aos 365 e 450 dias, habilidade materna aos 120 dias, circunferência escrotal aos 365 e aos 450 dias, área de olho de lombo e espessura de gordura, além do primeiro índice de seleção formado por informações genômicas.

Segundo Pablo Paiva, gerente da Pfizer Genética Animal, um dos focos da empresa é, além do melhoramento genético das gerações, identificar e selecionar animais sexualmente precoces.

O Clarifide Nelore foi desenvolvido a partir de estudos de campo com cerca de 2.300 animais no Brasil, para selecionar marcadores com relevantes características econômicas para rebanhos desta raça. O projeto teve a participação de vários pesquisadores brasileiros, que validaram a qualidade do produto. O estudo envolveu também muitos criadores brasileiros de Nelore, que têm animais em diferentes condições de ambiente, reproduzindo com bastante representatividade as diversas condições dos rebanhos nacionais, de acordo com a região em que se encontram.

“Os marcadores genéticos Clarifide Nelore e todo o estudo feito nessa área podem contribuir para melhoria na produtividade e qualidade dos rebanhos bovinos, impactando diretamente nos resultados do pecuarista”, afirma Jorge Espanha, diretor da Pfizer Saúde Animal.

Identificar um marcador é um processo que envolve muito estudo e pesquisa aplicada. “Para facilitar o entendimento, imagine-se dirigindo em uma estrada. Uma pessoa telefona e pergunta ‘onde você está?’ Em vez de dizer apenas o nome de uma rodovia, você responde o quilômetro exato em que você está passando nesta estrada”, explica Paiva. Este quilômetro é o local exato do gene que condiciona determinada característica, como a idade ao primeiro parto de fêmeas ou filhas de um touro. O conjunto de marcadores identificados e registrados por uma empresa tem o nome de painel. O painel Clarifide Nelore tem hoje doze características registradas.

Na prática

Os produtores interessados podem contatar o representante da Pfizer Saúde Animal de sua região e obter um kit para coleta de amostra de pelos, sangue ou sêmen dos animais. A partir daí, o material é enviado para a Pfizer Saúde Animal, que produz o relatório de avaliação. Com as informações em mãos, o produtor pode estabelecer um perfil genético dos bovinos ainda bastante jovens, muito antes de eles procriarem. O resultado: predições sobre a performance futura do bovino, que permitem ao produtor tomar decisões genéticas mais acertadas e lucrativas relacionadas a seu rebanho.

As informações são da assessoria de imprensa da Pfizer Saúde Animal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.