Pfizer utiliza projeto de pesquisa da Portway para novo produto
Programa de software ajuda empresa a definir ações para lançamento de medicamento antitabagismo
Colocar um novo produto no mercado implica uma série de ações que podem fazer diferença frente à concorrência. Conhecer a área de atuação e definir estratégias são procedimentos fundamentais para se atingir de maneira clara e direta o público alvo. Agilidade e segurança nas informações também são ferramentas imprescindíveis para quem busca o sucesso nas vendas, com redução de custos e aumento da receita. Baseado em todos estes detalhes, a Portway desenvolveu em apenas 30 dias - tempo considerado quase um recorde -, um programa de software que antecedeu o lançamento de Champix, novo medicamento de prescrição da Pfizer desenvolvido para ajudar as pessoas a parar de fumar.
O programa desenvolvido pela Portway facilitou a implementação de uma pesquisa de segmentação desenvolvida pela Pfizer. Os dados foram coletados via iPaq e enviados eletronicamente para a empresa, permitindo maior rapidez e um maior controle sobre o andamento do estudo. O aplicativo permitiu a realização de um trabalho para verificar a opinião junto aos médicos sobre o tabagismo. “Baseado em nosso programa, os representantes da Pfizer coletaram dados e a companhia pôde segmentar as informações”, destaca Marcelo Assumpção, diretor executivo da Portway. ”A ferramenta é simples e, ao mesmo tempo, eficiente”, enfatiza o gerente de sistemas de informações da Pfizer, Pedro Paiva.
Pelo gerenciador de pesquisa, a Pfizer acompanhou e analisou, por meio de cubos, os resultados obtidos em todo o país. Essas informações facilitaram a definição das estratégias de marketing para cada segmento do mercado. “Por ser um lançamento, recebemos as perguntas e desenvolvemos o sistema em um tempo quase impossível, mas uma parte da equipe é especialista em indústria farmacêutica e isso fez toda a diferença. Já havíamos desenvolvido outro trabalho semelhante para a empresa GSK”, esclarece Marcelo. As informações são da assessoria de imprensa da Pfizer.
As pesquisas targeting, utilizadas para definir o público-alvo no mercado, são comuns entre as indústrias farmacêuticas, um segmento que prioriza as ações que antecedem as iniciativas de marketing. As informações são da assessoria de imprensa da Pfizer.