CI

PGPAF: Confira os produtos e estados contemplados no mês de novembro

Ao todo entraram na lista do PGPAF 18 culturas


A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) divulgou, nesta terça-feira (7), a lista dos produtos contemplados no mês de novembro pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). Os cultivos inseridos tiveram queda no preço de mercado e por isso, os agricultores que plantam os alimentos têm direito a descontos no pagamento do crédito adquirido por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Ao todo, entraram na lista do PGPAF 18 culturas, sendo elas: arroz em casca natural, babaçu, banana, batata, cacau em amêndoa, cará/inhame, feijão caupi, mamona em baga, manga, maracujá, mel, milho, pó cerífero de carnaúba, sorgo, tomate, trigo, triticale, além da cesta de produtos que se destina a operações de investimento que não possuem um produto principal ou que não estejam incluídos na lista do programa. Para estes cultivos, os descontos são calculados por meio de uma média ponderada do feijão, leite, mandioca e milho.

Os estados que integram a lista deste mês são: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Os bônus para algumas culturas chegam a mais de 53%, como é o caso do feijão caupi para os agricultores do estado do Mato Grosso. O produto, que tem custo de produção de R$ 136,13 a unidade, teve o preço de mercado no último mês registrado em R$ 63,77, o que representa uma queda de mais de 50%. Os descontos de todos os cultivos são calculados mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados pela Sead.

PGPAF

O Programa dá às famílias agricultoras que acessam o Pronaf, nas modalidades Custeio ou Investimento, descontos no pagamento do financiamento, em caso de baixa de preços no mercado. O desconto é correspondente à diferença entre o preço de mercado e o preço de garantia do produto.

A tabela com os produtos que têm o desconto é publicada mês a mês no Diário Oficial da União (DOU) e o bônus, então, é aplicado pelo banco no saldo devedor dos financiamentos do Pronaf efetivados para os produtos da lista, garantindo que os agricultores familiares tenham assegurado, no mínimo, o custo de produção para o pagamento do que foi financiado.

Saiba mais sobre o Programa aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.