CI

Phileo debate caso bem sucedido de produção avícola sem antibiótico na Europa na próxima semana

Empresa vai reunir alguns dos mais importantes especialistas em saúde intestinal das aves em evento pré-IHSIG, em São Paulo


Produzir carne de frango com uso restrito ou até banimento de antibióticos mantendo elevados os índices de produtividade é hoje um dos desafios mais importantes da avicultura mundial. Se, de um lado o produtor sofre com as pressões nos seus custos de produção, especialmente falando nos preços elevados do dos insumos, que exige ainda mais eficiência produtiva do setor, de outro lado as exigências do consumidor final cresce a cada dia e ganhou novo capítulo na última Assembleia Geral da ONU, no mês passado, quando líderes do mundo inteiro pediram mobilização para frear a ameaça das chamadas superbactérias, resistentes a todos os antibióticos conhecidos. “A tendência é que este apelo cresça e nós, da produção animal, precisamos estar preparados para esta irreversível tendência”, acredita a zootecnista e Country Manager da Phileo no Brasil, Vanice Waldige.

Por isso, o tema vai ganhar destaque durante o evento “Advanced Pathogen & Stress Management in Poultry Production”, realizado pela Phileo, na próxima semana, dia 25 de outubro, em São Paulo, em uma programação que antecede a realização do IHSIG, que será nos dias 26 e 27 de outubro, no mesmo local. Durante o encontro, a empresa vai apresentar um “Caso bem-sucedido de produção avícola sem antibiótico: uma experiência europeia”, em um debate encabeçado pelo consultor e diretor da Vetworks, na Bélgica, Maarten de Gussem. “O objetivo é mostrar aos nossos convidados alguns exemplos de produtores que estão se adaptando a esta realizadade e discutir quais estratégias se mostraram eficientes, quais fracassaram e o que pode ser adaptado a realidade de produção brasileira”, afirma a executiva.

Durante o encontro, a empresa vai reunir alguns dos mais importantes especialistas em saúde intestinal das aves de vários países para discutir o impacto na boa saúde intestinal na produção avícola e seu impacto na rentabilidade do campo. O conceito de boa saúde intestinal do ponto de vista microbiológico e morfológico e o impacto da qualidade da ração na saúde intestinal do plantel serão alguns dos destaques do simpósio, que será aberto no dia 24 de outubro com um jantar para os convidados, a partir das 19h30.

O objetivo desta programação pré-IHSIG, promovida pela Phileo – Lesaffre Animal Care, é promover um encontro entre os mais conceituados pesquisadores de países diferentes com algumas lideranças da avicultura brasileira para um intercâmbio de experiências e debates sobre as mais recentes discussões a respeito da saúde intestinal das aves e seus impactos na rentabilidade da produção avícola, destacou Vanice.

Programação do Simpósio Phileo?

No dia 25 de outubro, a partir das 8h30, o programa científico do evento será aberto com um Simpósio Saúde Intestinal e Gerenciamento de Patógenos, apresentado pelo professor chefe do Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Ghent, da Bélgica, Richard Ducatelle, com um debate sobre O que é uma “boa saúde intestinal” do ponto de vista microbiológicos e morfológicos. A partir das 9h30 começa uma apresentação sobre a Influência da qualidade do alimento sobre a saúde intestinal, com o consultor da empresa Hemke Nutri Consult, da Holanda, Gert Hemke.

A partir das 10h45, o diretor da Vetworks, empresa belga de consultoria, Maarten de Gussem, vai destacar um Caso bem-sucedido de produção avícola sem antibiótico: uma experiência europeia. Na sequência, o gerente global de Avicultura da Phileo, na França, Alain Riggi, vai discutir os Benefícios da fração de levedura sobre a prevenção de patógenos. Depois do almoço, o simpósio volta com o tema Gestão de Estresse.

A partir das 14h, a reunião debate os Efeitos fisiológicos e imunológicos do estresse calórico com o principal pesquisador do National Institute of Agricultural Research, da França, Guillaume Tabouret. Logo depois, o tema será Estratégias de gestão para prevenir o estresse calórico na propriedade em um debate encabeçado pelo professor da Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, escola de medicina veterinária e zootecnia no México, Jose Arce Menocal.

Em seguida, o pesquisador da Universidade de Extremadura, na Espanha, Mario Estevez, vai abordar o tema Estresse oxidativo: da granja até a mesa do consumidor. A programação será encerrada com a palestra Efeitos de frações de levedura e selênio-levedura sobre o estresse calórico e oxidativo, ministrada pelo o gerente global de Avicultura da Phileo, na França, Alain Riggi.

Serviço:
Pré-simpósio Phileo - “Advanced Pathogen & Stress Management in Poultry Production”
Data: 25 de outubro, a partir das 8h30?
Local: Jockey Club de São Paulo ?
Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, 1263, Cidade Jardim, São Paulo, SP.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.