PI: Classificação vegetal melhora a produção de grãos
CI
Agronegócio

PI: Classificação vegetal melhora a produção de grãos

Projeto da Adapi é calssificar mais produtos
Por:
O projeto da Adapi é calssificar mais produtos. A agência é credenciada
A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) trabalha na classificação de grãos e vegetais. O trabalho é importante, porque agrega valor ao produto, além de proteger o consumidor. Atualmente, a Adapi classifica arroz, feijão, milho, soja, trigo, milho de pipoca, e outros produtos que possuem padrões oficiais.

Todo o processo é feito através de um polarímetro. A técnica apresenta vantagens por ser de execução mais rápida e de menor custo. Além da parte comercial da classificação vegetal há também uma preocupação social, com aspecto de saúde pública. O processo pode detectar a presença de micro-toxinas, que não são visíveis sem o uso de equipamentos de análise.

Qualquer produtor ou empacotador pode solicitar a classificação vegetal. Técnicos examinam tamanho, presença de defeito, forma e cor, seguindo padrões oficiais estabelecidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Estamos conversando com os empresários e trabalhadores do setor que classifiquem os produtos aqui no Piauí. Hoje, a maioria manda as amostras para fora do Estado, a nossa intenção é de agregar, de dar qualidade tanto comercial como sanitária para os produtos daqui e os que circulam por aqui”, explica o diretor operacional da Adapi, Raimundo José.

Classificação Vegetal

A classificação vegetal é a forma segura de avaliar a qualidade de um produto com vistas à comercialização. A Adapi está credenciada pelo Mapa para executar a classificação de produtos vegetais, subprodutos ou resíduos de valor econômico que são destinados à alimentação humana.

Amostra

Para solicitar a classificação, o interessado deve enviar quatro amostras de, no mínimo, 1kg cada uma, devidamente identificadas e lacradas. A amostragem deve ser em quantidade representativa do lote obedecendo a legislação específica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
?
Detect language » Portuguese

?
Detect language » Portuguese


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.