CI

Piauí avança para ser área livre de aftosa em 2011

Atualmente, o rebanho bovino no Estado é de 1.718.852 e na campanha foram vacinados 1.612.712 animais.


O Governo do Estado divulgou o balanço da vacinação contra a febre aftosa, ontem (11), no Palácio de Karnak, no centro de Teresina. A campanha aconteceu no segundo semestre de 2010 e o índice de vacinação atingiu 93,8% do rebanho bovino no Piauí.

Atualmente, o rebanho bovino no Estado é de 1.718.852 e na campanha foram vacinados 1.612.712 animais. Das 35 Unidades de Saúde Animal e Vegetal (Usav) apenas sete não atingiram índices de vacinação acima de 90%. Os municípios de Agricolândia, Aroeira do Itaim, Bertolínia, Floresta do Piauí, João Costa, Miguel Leão, Novo Oriente do Piauí, Tamboril do Piauí, São Félix do Piauí, Santa Cruz dos Milagres e Valença do Piauí atingiram 100% de cobertura vacinal.

O governador Wilson Martins destacou a força da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapi) no interior do Estado. Segundo ele, a agência é uma ferramenta de controle fundamental para o Estado. “Nós temos uma rede de defesa animal grandiosa, está em quase todos os municípios piauienses; tudo isso mostra o quanto a agência é forte e importante para o desenvolvimento do Piauí”, disse o governador.

O governador destacou o papel do pecuarista na evolução do rebanho bovino. “O pecuarista tinha a cultura de não vacinar os animais que tinha; ultimamente isso tem mudado, o produtor quer ter sempre a garantia de ter um animal saudável e valorizado. Em Corrente, no Sul do Estado, um bezerro que antes era vendido por R$ 200,00, hoje é vendido por R$ 600,00”, destacou Wilson Martins.

Em 2011 a meta é alcançar o status de zona livre da febre aftosa com vacinação. De acordo com o diretor da Adapi, José Antônio Filho, será feito um inquérito soro-epidemiológico do rebanho bovino para constatar a erradicação da doença, a Agência deverá aprimorar ações como a de estruturar os escritórios em todo o Piauí.

Para José Antônio Filho, o resultado da 15ª campanha de vacinação contra a febre aftosa apresentou ótimos resultados, destacou também o nível de conscientização do pecuarista piauiense. “Com a evolução para o médio risco, o Piauí já colhe frutos, como a participação de caprinos do Piauí da raça anglonubiana na Feira Internacional Agropecuária de Salvador em dezembro do ano passado”, disse o diretor.

No evento, o Piauí conquistou os prêmios nas modalidades “Grande Campeão de Raça”, “Melhor Criador do País” e “Progênie de Pai e Mãe” na Feira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.