CI

Piauí deve se tornar área livre de aftosa em 2012

Estado possui um rebanho de aproximadamente 1,7 milhão de cabeças de gado


O Piauí possui um rebanho de aproximadamente 1,7 milhão de cabeças de gado

As campanhas de vacinação e a fiscalização para o controle da febre aftosa no Piauí pode garantir ao Estado o certificado de área livre de aftosa em 2012. A informação é do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins.

O secretário explica que a febre aftosa desacelerou bastante os negócios da pecuária piauiense e há apenas dois anos o Estado saiu do risco desconhecido para o risco médio. “Com o esforço do governo e a mudança cultural dos nossos criadores, temos conseguido grandes avanços”, pontua.

Em outubro de 2003, o índice de vacinação do rebanho bovino piauiense era de 53,26% e em março de 2004 atingiu sua pior marca que foi de apenas 45,02%. Com o passar dos anos e os investimentos necessários, foi atingida a marca de 93,83% em novembro de 2010, e o recorde de 95,72% em maio deste ano. O desempenho foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura que já sinaliza para o que o Estado ganhe a certificação de área livre de aftosa até junho de 2012.

O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), José Antônio Filho, explica que a situação do Piauí é bastante animadora. “Estivemos recentemente em uma reunião em Brasília com sete estados do Nordeste e o Pará. A avaliação que foi feita mostrou que o Piauí era o terceiro melhor colocado em relação à aplicação de polícias e iniciativas de combate à febre aftosa”, pontua, acrescentando que há 14 anos o Piauí não registra um caso sequer da doença.

De acordo com José Antônio Filho, o cronograma de trabalhos da doença aponta que, no máximo, em junho de 2012 o Piauí já receba a certificação de área livre de aftosa. Nessa quarta-feira (14-12) foi encerrada a venda da vacina e a certificação deve ocorrer até o próximo dia 28.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.