CI

Piauí está livre da febre aftosa com vacinação de mais de 97% do rebanho

Anúncio foi do governador Wilson Martins


O governador Wilson Martins anunciou na manhã desta terça-feira (26), no Palácio de Karnak, o resultado da 18º etapa de vacinação do rebanho piauiense contra a febre aftosa. Como resultado: o Piauí está livre da doença, com a vacinação de mais de 97% do rebanho no Piauí. O teste sorológico realizado no Laboratório Nacional Agropecuário que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) envolveu uma amostra de quase 7 mil animais, os quais são oriundos de 227 propriedades, localizadas em 167 municípios piauienses.

“Esse resultado é consequência de um trabalho que vem sendo desenvolvido há muitos anos, quando eu ainda estava à frente da Secretaria do Desenvolvimento Rural e propus a estruturação da Adapi. Hoje contamos com funcionários concursados, que entraram no órgão pela meritocracia, bem como com a implantação de um plano de carreiras estruturado, visando o estímulo ao trabalho. Não podemos esquecer também das ações de conscientização feitas junto aos criadores e do investimento por parte do Governo na compra das vacinas”, relembra Wilson Martins.

Segundo o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), José Antônio Filho, a confirmação da ausência de vírus é praticamente o último passo para o reconhecimento do Piauí como área livre de febre aftosa com vacinação. “Apesar da forte estiagem que acometeu o Estado, os criadores, ainda assim, fizeram a sua parte. Com isso, acreditamos que ainda este semestre o Estado receba a certificação de área livre da aftosa com vacinação”, avalia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.