CI

Piauí quer superar cobertura contra a aftosa

Na etapa de vacinação de maio, a meta é vacinar 100% dos bois e búfalos contra a doença


O rebanho de 1,8 milhão de bois e quase 800 búfalos do Piauí será vacinado contra a febre aftosa em maio. O objetivo da campanha é proteger os animais da doença, que causa ranger de dentes, baba, coceira, aftas nas membranas das mucosas bucais e nasais ou entre as unhas e pode levar os animais à morte.


A cobertura na última etapa da campanha, em novembro de 2010, ficou em quase 94% do rebanho. A meta é alcançar 100% dos animais, nas 65,5 mil propriedades do estado. O chefe do Serviço de Saúde Animal do Piauí, Airton Leôncio, explica que as Unidades de Saúde Animal e Vegetal (USAV) têm o cadastro de todas as áreas e propriedades que representam maior risco para a entrada do vírus da febre aftosa. “Durante as campanhas, é feito um planejamento que prioriza estas propriedades na realização das vacinações assistidas e fiscalizadas. Também há vigilância permanente nessas áreas durante todo o ano”, detalha.

Para divulgar a campanha, o Serviço de Saúde Animal utiliza os canais de TV e rádio. Também promove reuniões e palestras com criadores, por meio de associações, sindicatos e cooperativas, e entrevistas em rádios.

O pecuarista tem até 15 de junho para entregar o comprovante de vacinação do rebanho em uma das 35 Unidades Veterinárias Locais ou em um dos 148 Escritórios de Atendimento à Comunidade.

Saiba mais


O rebanho de bovídeos do Piauí possui características genéticas de boa qualidade na pecuária de corte, principalmente, na região do sul do estado. Desde o segundo semestre de 2009, o estado faz parte do grupo que é classificado como de médio risco para a febre aftosa, assim como quase todo o Nordeste (Veja o mapa). Desde 1997 não são registrados casos da doença no Piauí.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.