CI

Piauí sedia Abertura Nacional da Colheita de Soja

Outros 16 estados produtores também participaram do evento


Foto: Nadia Borges

Pela primeira vez o Piauí, estado que faz parte da fronteira agrícola do MATOPIBA, sedia a Abertura Nacional da Colheita de Soja da safra 2021/2022. O evento acontece nesta quinta-feira (17)  e ocorre em uma fazenda localizada no município de Sebastião Leal, 400 km ao Sul de Teresina, região do Cerrado piauiense, na Fazenda Progresso. Outros 16 estados participam. 

Mesmo com a colheita de soja já em andamento no país, na casa dos 24% de área já colhida, o evento é uma solenidade oficial, promovida pela Aprosoja Brasil. Autoridades, pesquisadores e produtores acompanham uma vasta programação técnica que, além do momento de colher talhões, também traz conteúdos. Serão discutidos, ao longo do dia, temas como falta de insumos, logística, fronteira agrícola, mercado e clima.

O Piauí plantou nesta temporada 893,2 mil hectares de soja (+7%) e tem a expectativa de colher uma safra recorde, de quase 3 milhões de toneladas da oleaginosa (+12%), a melhor dos últimos 20 anos. Para o presidente da Aprosoja-PI, Alzir Aguiar Neto, o estado pode crescer ainda mais na produção da oleaginosa, ocupando posição de destaque no país. "Antes o que era um Cerrado, foi transformado em um mar de soja. Teremos uma safra recorde e o Piauí tem capacidade de mais do que dobrar a sua produção de grãos. Acredito que isso acontecerá nos próximos dez anos”, disse durante o discurso de abertura.

A fazenda sede do evento possui 36 mil hectares de área total de lavoura e nesta safra dedicou 26.250 hectares ao plantio de soja. A expectativa é colher entre 60 e 63 sacas de média por hectare. Entre os estados produtores, o Piaúí está na 10ª colocação nacional. A safra brasileira de soja está projetada em 140.4 milhões de toneladas, avanço de 2,3%, mesmo com as quedas significativas no Sul do país. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.