PIB do RS cai 1,8% em 2012
CI
Agronegócio

PIB do RS cai 1,8% em 2012

Queda foi puxada pelo fraco desempenho da agropecuária em função da estiagem
Por:
Queda foi puxada pelo fraco desempenho da agropecuária em função da estiagem

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul caiu 1,8% em 2012. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). O recuo da economia gaúcha ocorreu, especialmente, devido à estiagem. O desempenho da agropecuária foi o principal responsável pela retração, com queda de 27,6%.

Embora com o resultado positivo de 2,7% no último trimestre do ano passado se comparado ao mesmo período de 2011, a alta no setor não foi suficiente para recuperar as perdas provocadas pela seca durante o verão. A safra de soja foi 49,3% menor. O segundo maior recuo foi na produção de milho, que caiu 45,3%. O feijão apresentou queda de 28,2% em 2012.

O resultado na indústria também foi negativo e contribuiu para o baixo PIB, com queda de 2,3%. O problema se concentrou na indústria de transformação. O setor de alimentos, por exemplo, recuou 9,7%.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.