PIB registra crescimento
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
BRASIL

PIB registra crescimento

Alta foi de 7,7% e agricultura teve variação negativa
Por: -Eliza Maliszewski

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (3) os números do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre do ano.
Em relação ao segundo trimestre houve alta de 7,7%. Esta é a maior variação desde o início da série histórica, em 1996. O respiro, no entanto, não representa as perdas causadas pela pandemia. Em relação ao mesmo período do ano passado houve recuo de 3,9%. Em valores correntes o PIB chegou a R$ 1.891 trilhão.

O resultado indicou ainda que a economia do país se encontra no mesmo patamar de 2017, com uma perda acumulada de 5% de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período de 2019.  

De acordo com o levantamento a agropecuária é a única que está crescendo no ano, puxada pela soja. No acumulado do ano houve alta de 2,4%. Neste terceiro trimestre a atividade teve recuo de 0,5% , uma consequência do ajuste de safra. 

Em relação aos outros setores, no terceiro trimestre a indústria cresceu 14,8% e os serviços subiram 6,3%.  O destaque maior foi crescimento de 23,7% no setor de transformação. A construção cresceu 5,6% e as indústrias extrativas 2,5%.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink