Pimenta e Grão-de-Bico marcam presença na Página do Produtor
CI
Imagem: Pixabay
AGRICULTURA

Pimenta e Grão-de-Bico marcam presença na Página do Produtor

A família das hortaliças presentes na Página do Produtor recebeu mais duas integrantes nesse início de 2022
Por:

A família das hortaliças presentes na Página do Produtor recebeu mais duas integrantes nesse início de 2022: a pimenta e o grão-de-bico e suas respectivas identidades agronômicas vão se somar a outras culturas já presentes na página – alho, batata, batata-doce, berinjela, cebola, cenoura e mandioquinha-salsa.

O acesso às informações sobre essas novas culturas continua o mesmo, isto é, para consultar os dados da hortaliça desejada, incluída na página, basta clicar no link “Como Plantar” para encontrar a descrição das características de cada espécie e o seu respectivo manejo. Além desse conteúdo específico, a página conta com outras “janelas” relacionadas a cada hortaliça contemplada no espaço. 

“A Página do Produtor reúne todo o conteúdo relacionado às hortaliças inseridas no portal da Embrapa Hortaliças, a exemplo de notícias referentes a cada cultivar, veiculadas no site e que servem de pautas para a mídia, vídeos produzidos e publicações disponíveis”, explica o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia Henrique Carvalho, idealizador da página e responsável por sua atualização. “A página é dinâmica e a ideia é incluir as hortaliças consideradas relevantes para a cadeia produtiva, e não são poucas, como também agregar conteúdo àquelas já contempladas à medida que novas informações forem produzidas”, sublinha Carvalho.

Pimentas

Quarenta anos de pesquisa com pimentas (Capsicum) geraram um amplo acervo de material onde se alinham desde o desenvolvimento de cultivares de diversos grupos – com mais ou menos pungência e com diversos tamanhos e cores – voltadas a atender demandas identificadas na cadeia produtiva, como as pimentas com dupla aptidão que contemplam tanto o mercado de in natura como o nicho de processamento para fabricação de molhos e conservas, além das ornamentais. 

Dessa forma, o produtor interessado em conhecer ou ampliar seus conhecimentos sobre a cultura da pimenta terá à disposição informações completas sobre cultivares já lançadas e disponíveis, preços praticados no mercado e publicações que abordam desde as características de cada cultivar a recomendações de manejo contra as doenças consideradas mais importantes.

Grão-de-bico

Como plantar e a evolução dessa leguminosa no âmbito da pesquisa, produção e consumo são tópicos presentes na “janela” do grão-de-bico na Página do Produtor, que traz informações sobre as cultivares desenvolvidas pelo programa de melhoramento genético conduzido na Embrapa Hortaliças – BRS Aleppo, BRS Cristalino, BRS Toro e BRS Cícero são as cultivares desenvolvidas e disponibilizadas.

Como desdobramento desse trabalho, têm sido implementados cultivos em diversas regiões brasileiras, com vistas à adaptação dessas cultivares às diferentes condições de clima e solo, e que envolvem desde a formatação do sistema de cultivo aos tratos culturais dessa leguminosa, que têm apresentado resultados promissores quanto à otimização da produção e da produtividade.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.