CI

Pinheiro Machado promove a maior feira de ovinos do RS

Devem participar do evento 800 ovinocultores, incluindo compradores de várias regiões do Estado e País


Devem participar do evento 800 ovinocultores, incluindo compradores de várias regiões do Estado e País
.
A maior feira de ovinos do Estado e uma das mais importantes do País , a 28ª Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) acontecerá a partir desta quarta-feira, 26, estendendo-se até domingo, 30, no Parque Charrua, em Pinheiro Machado-RS. Participam em torno de 400 expositores, sendo cerca de 300 criadores e o restante de empresários da indústria, comércio e artesãos especializados em artigos de lã.

Devem participar do evento 800 ovinocultores, incluindo compradores em potencial vindos de todas as regiões do Rio Grande do Sul, e de outras cidades brasileiras dos estados como Paraná e São Paulo. Os remates, que acontecerão entre os dias 27 e 30 de janeiro, serão o principal atrativo. No de rebanho geral, a expectativa é que o número de animais inscritos chegue a marca dos 7 mil, com mais de R$ 1 milhão em vendas. Além de estar focada nos negócios, a 28ª Feovelha tem outros objetivos. “O evento costuma servir de termômetro para a Expointer em relação à qualidade dos animais”, informa Edson Farias, vice-presidente do evento e do Sindicato Rural, entidade organizadora da feira com o apoio da Prefeitura de Pinheiro Machado.

A troca de informações também é destaque do evento. Está programado um seminário composto de palestras técnicas ministrado por especialistas da Embrapa e Emater, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura. Em paralelo, a Feovelha promoverá um concurso de tosquia.

A organização da feira prevê a participação de aproximadamente 25 mil visitantes. E entre as atrações, a 24ª Comparsa da Canção que acontecerá no palco montado no Parque Charrua e contará com a presença de vários músicos concorrentes, num total de 16 canções inscritas. Artistas famosos da cena nativista gaúcha farão sua participação especial, como Joca Martins (dia 27); Luiz Marenco (dia 28); Mano Lima (dia 29) e Elton Saldanha (dia 30), a partir das 22h. A entrada é franca.

A feira contará ainda com a realização do 16º Encontro de Carros Antigos, a 10ª Veloterra (corrida de motos), 10ª Mostra da Indústria e Comércio, 12ª Feira do Artesanato em Lã e as provas da 7ª Gineteada e Crioulaço. Em termos de gastronomia, o destaque será a 16ª Vinovelha. Este ano está programada uma visita a vinhedos, degustação de diversos pratos à base de carne de cordeiro e o lançamento da Associação dos Vitivinicultores do Extremo-Sul.

Em Pinheiro Machado existe atualmente 1.800 ovinocultores, sendo a atividade a principal do município, geradora de renda para centenas de famílias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.