CI

Pintos de corte: a menor produção real em mais de 3 anos

Em setembro do ano foram produzidos no Brasil cerca de 497,107 milhões de pintos de corte


No final do mês passado o AviSite relacionou quatro fatores que, em conjunto, estariam influenciando a melhor performance do mercado de frangos em outubro, o primeiro deles relacionado a uma possível queda da oferta. Pois a influência desse fator acaba de ser confirmada com a divulgação, pela APINCO, da produção de pintos de corte do mês de setembro.

De acordo com a entidade, no nono mês do ano foram produzidos no Brasil cerca de 497,107 milhões de pintos de corte, volume que – pela média diária – representou queda de 3,44% sobre o mês anterior, mas manteve-se estável em relação ao mesmo mês de 2016 (queda de apenas 0,12%).

Mesmo assim esse é, em termos reais (isto é, considerando o numero de dias de cada mês), o menor volume dos últimos 38 meses, ou seja, desde agosto de 2014 e, deve, efetivamente, ter influenciado o mercado do frango no mês seguinte – visto, em relação à ave viva, a superação de uma estagnação de preços que já durava seis meses e, no tocante ao frango abatido, a obtenção do melhor preço médio de 2017.

Note-se, de toda forma, que o menor volume proveniente da produção de pintos de corte de setembro não foi ocorrência isolada, vem de meses anteriores. Tanto que o total acumulado no terceiro trimestre de 2017 corresponde em relação a esse trimestre, ao menor volume dos últimos cinco anos.

Considerando as novas condições do mercado, é pouco provável que tal desempenho se repita no trimestre final do ano. Assim, os níveis de redução até aqui registrados tendem a sofrer alteração. Por ora o que se observa é que tanto a produção acumulada nos nove primeiros meses de 2017 como a dos 12 meses encerrados em setembro de 2017 se mantêm cerca de 4% abaixo das registradas em idênticos períodos anteriores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.