CI

Pintos de corte: recorde de outubro pode ter sido superado em dezembro

Produção pode ter ficado 2% acima de outubro


Os dados da Apinco relativos aos dez primeiros meses de 2011 mostram que após breve inflexão no bimestre junho-julho de 2011 (não-voluntária, mas imposta pelo preço oneroso do frango no segundo trimestre do ano), a produção brasileira de pintos de corte voltou a apresentar significativa expansão.


Considerada a produção real – isto é, a produção nominal mensal dividida pelo número de dias do mês – observa-se que no trimestre agosto-outubro o volume produzido se expandiu à razão de, aproximadamente, 0,83% ao mês.

Uma vez que os melhores preços do frango no ano foram registrados no bimestre final do ano e os primeiros problemas de mercado só começaram a se manifestar na segunda quinzena de dezembro é absolutamente improvável que, na sequência, a produção de pintos de corte tenha se estabilizado ou retrocedido (ações desse gênero, na avicultura de corte, só ocorrem quando o mercado se torna extremamente desfavorável, como agora).
Assim, é quase certo que a produção nominal de dezembro de 2011 tenha superado o recorde de outubro, tornando-se, dessa forma, a maior do ano e de todos os tempos. Mantido o mesmo nível de expansão média registrado entre agosto e setembro, pode ter chegado aos 550 milhões de cabeças, o que poderia explicar a atual situação do mercado de frangos.


Ou seja: ao contrário de reduzir-se para se adequar a um mercado futuro recessivo, a produção de pintos de corte do final do ano pode ter ficado até 2% acima da alcançada no mês de outubro, habitualmente (e com raras exceções) a maior de cada exercício.



Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.