CI

Piracema começa amanhã com proibição da pesca em todos os rios

Para evitar crimes ambientais nesta época, a PMA (Polícia Militar Ambiental) reforçou a fiscalização nos rios


Para evitar crimes ambientais nesta época, a PMA (Polícia Militar Ambiental) reforçou a fiscalização nos rios

Hoje é o último dia para pescar nos rios de Mato Grosso do Sul, pois amanhã começa a piracema. Junto ao período de reprodução dos rios, ocorre todos os anos a proibição da pesca em todos os rios, medida que vai vigorar até 28 de fevereiro.

Para evitar crimes ambientais nesta época, a PMA (Polícia Militar Ambiental) reforçou a fiscalização nos rios. A estratégia da polícia é monitorar cardumes, principalmente nos pontos em que são mais vulneráveis à pesca predatória, como cachoeiras e corredeiras. Em vários pontos serão montados postos fixos com policiais 24 horas.

O esquema especial de fiscalização contará com 369 policiais, lotados em 25 Subunidades em 18 municípios. Amanhã, a PMA vai priorizar a montagem de Postos Avançados, fixos, nas principais cachoeiras e corredeiras nos rios do Estado e da União, perfazendo um total de 10 postos, no intuito de monitorar os cardumes.

De acordo com a PMA, esses locais são pontos cruciais para a fiscalização, pois, quando os cardumes ali chegam, precisam que a água atinja uma vazão que lhes permita continuar a subida e, consequentemente, ficam muito vulneráveis, tornado-se presas fáceis para pescadores que retirariam facilmente grandes quantidades de peixes, fazendo uso de petrechos proibidos de malha, como redes e tarrafas.

Quem tiver pescado antes do período de fechamento da pesca precisa procurar a PMA, para poder transportar os peixes legalmente. Após pagamento da taxa de R$ 24, os policiais fiscalizam e lacram o produto para transporte. Isso porde ser feito em qualquer unidade da polícia militar ambiental.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.