CI

Pirelli mostra na Expointer pneu radial agrícola produzido localmente

Linha Earth Agro PHT apresenta alta tecnologia, que permite um rendimento até três vezes superior a um pneu convencional


Destinada a tratores e máquinas de alta potência, a linha Earth Agro PHT apresenta alta tecnologia, que permite um rendimento até três vezes superior a um pneu convencional

A Pirelli mostra na 33ª edição da Expointer, feira agropecuária e de maquinário que neste ano acontece entre 28-8 e 5-9, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil Esteio (RS), o Earth Agro PHT, o primeiro pneu radial agrícola produzido no Brasil.

Com rendimento quilométrico até três vezes superior a um pneu convencional equivalente, o Earth Agro PHT foi desenvolvido pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli para atender a crescente demanda do mercado do agronegócio brasileiro. Destinado a tratores de alta potência, colheitadeiras e pulverizadores, que são utilizados em atividades como cultivo de grãos e usinas de cana-de-açúcar, este equipamento apresenta novas características, como a melhor transmissão da potência da máquina para o solo, o que colabora na economia de combustível. Além disso, a nova linha apresenta melhor autolimpeza e tratividade, pois utiliza planos diferenciados de rigidez da banda de rodagem para expulsar a terra acumulada no pneu.

A camada de borracha entre a banda de rodagem e a carcaça está 70% maior e as barras de tração receberam um reforço na sua base para resistir aos picotamentos e lacerações. Com estas inovações, a durabilidade aumentou consideravelmente.

“Nossas expectativas para o evento deste ano são positivas, uma vez que o evento acontece em um período de forte aquecimento do setor. Iremos mostrar ao público as vantagens que um pneu radial traz para o produtor agrícola, como mais horas de trabalho, maior durabilidade e baixa compactação do solo. São atributos que colaboram para aumentar a produtividade”, diz Flávio Bettiol Junior, diretor da unidade de negócios Caminhão e Agro da Pirelli na América Latina.

O Earth Agro PHT traz impresso, no flanco, a série técnica do pneu com a indicação da relação percentual entre a altura e a largura da secção do pneu. No caso de um equipamento de série 70, por exemplo, esse número indica que a altura da secção do pneu corresponde a 70% da largura desta. Os pneus de maior série têm como vantagens uma melhor absorção de impactos e maior resistência a avarias. Já os pneus de menor série proporcionam ao operador uma melhor dirigibilidade e segurança dado seu perfil mais baixo.

“Desenvolvemos um pneu inovador para atender as novas exigências dos fabricantes de máquinas e insumos agrícolas e grandes produtores rurais. As técnicas mais modernas da agricultura, como a de plantio direto, exigem tratores de maior potência e o pneu radial auxilia justamente na transmissão de potência da máquina para o solo e na tratividade, o que colabora na autolimpeza. Além disso, o equipamento contribui para uma menor compactação do solo, reduz consumo de combustível e, consequentemente, os níveis de emissões de CO². Características que colaboram com a sustentabilidade do agronegócio brasileiro”, completa Bettiol.

O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de grãos do Brasil, representando 16% do total da safra agrícola do país. Os produtos que mais se destacam são arroz, milho e soja, que respondem, somados, por mais de 90% da produção gaúcha. Além do potencial agropecuário, o Rio Grande do Sul está localizado numa região estratégica para a Pirelli, uma vez que é um corredor de exportação para outros países do Mercosul. É por isso que desde 1976, a Pirelli tem uma planta na cidade de Gravataí, onde são produzidos pneus para automóveis, caminhões, tratores e implementos agrícolas, além de ser umas das duas únicas fábricas da empresa no mundo que produz pneus de motocicletas, que são exportados para o mundo todo.

Veja as sete medidas do Earth Agro PHT que já estão disponíveis no mercado:

Earth Agro PHT:90, série técnica 90, cujas medidas são 380/90R46 e 320/90R46
Earth Agro PHT:85, série técnica 85, cuja medida é 520/85R42
Earth Agro PHT:70, série técnica 70, cuja medida é 710/70R38
Earth Agro PHT:65, série técnica 65, cujas medidas são 600/65R28 e 800/65R32
Earth Agro PHT:60, série técnica 60, cuja medida é 900/60R32

As informações são da assessoria de imprensa da Pirelli.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.