CI

Piscicultura será tema de capacitação para extensionistas

Será realizada uma capacitação em "Construção de viveiros e qualidade da água em piscicultura" na região administrativa da Emater/RS-Ascar.


Com a intenção de capacitar os extensionistas da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade, será realizada na próxima terça-feira (14/06), no município de Barros Cassal, uma capacitação em "Construção de viveiros e qualidade da água em piscicultura". A atividade será ministrada pelo assistente técnico estadual em Piscicultura, Henrique Bartels, e coordenada pelos assistentes técnicos regionais das áreas de Piscicultura, Josemar Parise, e de Recursos Naturais, José Claudio Secchi Motta.

Segundo Parise, para trabalhar com piscicultura, além da construção do viveiro, é importante ter informações sobre a qualidade da água onde os peixes estão sendo criados. "Aspectos como turbidez da água, transparência, teor de oxigênio, CO2, pH, nitrito, amônia, alcalinidade e dureza da água, trabalhados no treinamento, precisam ser conhecidos do piscicultor para que o mesmo possa monitorar esses fatores, afim de mantê-los dentro de faixas adequadas para o bom desenvolvimento do peixe", destaca. 

Ainda segundo o assistente técnico, o monitoramento da qualidade da água ajuda, inclusive, a evitar a mortandade de peixes, fenômeno que acontece com frequência na região. "Os técnicos precisam dominar essas práticas de manejo para melhor orientar os agricultores, pois a piscicultura é um programa trabalhado pela Emater há muitos anos e o peixe é uma importante opção de diversificação de renda na propriedade rural", finaliza Parise. 

A capacitação já foi realizada no município de Encruzilhada do Sul no dia 1º de junho. Nos dias 28 e 29 de junho a atividade será realizada com extesnionistas dos municípios da região Centro-Serra, para desta forma atender a meta de capacitar, pelo menos um extensionista por escritório dos municípios que integram a região de Soledade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.