CI

PL modernizará crédito rural brasileiro

A lei poderá beneficiar instituições financeiras e produtores rurais


O Projeto de Lei (PL) 10499/2018, de autoria do deputado Covatti Filho (PP-RS), que é coordenador de Política Agrícola da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), busca modernizar a legislação do crédito rural no Brasil. A medida busca incluir mais transparência e atratividade no setor. 

De acordo com o deputado, a Lei 4829/1965 que institucionaliza o crédito rural é muito antiga e não acompanhou as modernidades das transações financeiras. “Não se trata de substituição das regras vigentes, que contribuíram de forma significativa ao desenvolvimento econômico do país. O objetivo é tornar o processo de acesso ao crédito rural mais moderno, atrativo e transparente tanto às instituições financeiras quanto aos produtores rurais”, comenta. 

Para as instituições financeiras, as operações de crédito são muito complexas e os custos inerentes ao sistema bancário muito caros. Covatti afirma que a nova lei irá simplificar o processo, trazendo inúmeros benefícios na tomada de novos financiamentos que farão crescer o meio financeiro e também o rural. 

“Hoje, com a legislação vigente, há uma grande complexidade operacional e alto custo nas operações, que corroboram com taxas de juros bem mais elevadas para o crédito rural. Isso inibe uma maior oferta de financiamento aos produtores rurais”, pontua. 

Umas das principais mudanças propostas pelo deputado é tornar o processo eletrônico, permitindo a emissão e assinatura digital das células de crédito rural. Além disso, o projeto também procura unificar as quatro células existentes em um único instrumento. 

O PL está sendo discutido por algumas instituições financeiras como Banco Central, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander, além de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Casa Civil. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.