Planejamento é essencial para atender demanda de forragem em fazenda

Cursos

Planejamento é essencial para atender demanda de forragem em fazenda

Técnicos e consultores participam nesta semana do curso avançado em manejo de pastagens realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste
Por:
86 acessos

Técnicos e consultores participam nesta semana do curso avançado em manejo de pastagens realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP). O foco da capacitação é planejamento da produção de forragem em propriedades de gado de corte. Com um bom planejamento, o pecuarista tem condições de enfrentar contratempos e minimizar os riscos do negócio.

De acordo com a pesquisadora Patrícia Menezes, que coordena o treinamento, é preciso fazer planejamento macro da fazenda, caso contrário o produtor não terá como prever a demanda de alimento para os animais. “Técnicos e produtores têm dificuldades para fazer projeções futuras do rebanho, estimar a produção de forragem e identificar alternativas tecnológicas para atender essa demanda. A ideia do curso é dar ferramentas para eles serem capazes de planejar e evitar problemas de oferta de pasto na propriedade”, explica Patrícia.

O engenheiro agrônomo Levi Gabriel de Araújo, de Mirante do Paranapanema, no oeste paulista, trabalha em uma empresa de sementes de pastagem. Segundo ele, o foco da empresa não é apenas vender, mas prestar assistência aos produtores que compram as sementes. A expectativa dele é que o curso proporcione conhecimentos que possam ser aplicados no campo e auxiliem os clientes da empresa. Ele acredita que com um bom planejamento é possível reduzir custos e ter oferta de forragem para atender a demanda de pasto da fazenda.

Até sexta-feira (28), os participantes vão ver temas como adequação ambiental, áreas de proteção permanente, recuperação e interpretação de dados de clima e tempo, análise de variáveis climáticas, crescimento de plantas forrageiras, projeção de rebanho, estimativa das áreas de produção de forragem e capacidade de uso de terra.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink