CI

Planejamento garante o preparo da terra

Compra antecipada de fertilizante permite aos produtores antecipar o cultivo de verão de soja, milho e feijão


A compra antecipada de fertilizante pelas cooperativas permite aos produtores do Paraná antecipar o cultivo de verão de soja, milho e feijão mesmo com filas para descarga de insumos no Porto de Paranaguá. A avaliação parte de levantamento realizado pelo Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo junto às cooperativas do estado. O setor informa ter colocado em prática a estratégia de compra planejada e afasta o risco de problemas para atender os cooperados, mesmo contando com crescimento da produção.


“Compramos grande parte do fertilizante antecipadamente e estamos realizando a distribuição para que os produtores armazenem em suas propriedades. A maioria está ciente do risco de apagão logístico”, disse Edson Martins, responsável pela área de fertilizantes da Castrolanda, em Castro, nos Campos Gerais. A cooperativa comprou 65 mil toneladas de adubo, para 128 mil hectares.

Nos últimos meses, diante da fila de mais de 100 navios em Paranaguá, o setor admitiu que havia risco de os produtores ficarem sem insumos no início do plantio de verão. Além do Paraná, outros cinco estados – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais – dependem do Porto para importar adubo.


A distribuição dos fertilizantes também foi acelerada. “80% dos pedidos já foram entregues aos produtores”, contou Edson Arthur de Oliveira, gerente de fertilizantes da cooperativa Integrada, em Londrina.

Para não correr risco, o agricultor Claudio Henrique Kugler está com o insumo que será utilizado no plantio de 1,6 mil hectares de milho, soja e feijão no barracão da propriedade, localizada em Piraí do Sul, desde a primeira quinzena de julho. Ele antecipou a compra em abril e, por isso, não sofreu atrasos na entrega. Agora, falta apenas o adubo de cobertura, que será aplicado entre outubro e novembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.