Plano Agro+ já atendeu a 89 demandas do setor privado voltadas à redução da burocracia

Agronegócio

Plano Agro+ já atendeu a 89 demandas do setor privado voltadas à redução da burocracia

Eliminação de entraves objetiva facilitar comércio interno e externo e melhorar a qualidade dos produtos agrícolas
Por:
466 acessos

Eliminação de entraves objetiva facilitar comércio interno e externo e melhorar a qualidade dos produtos agrícolas

O Plano Agro+ possibilitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) adotar, até agora, 89 ações para facilitar a vida dos produtores e exportadores agrícolas. Segundo o coordenador do plano, Ricardo Cavalcanti, o setor produtivo tem contribuído com grande número de sugestões para simplificar, modernizar e desburocratizar normas e procedimentos do Mapa. 

Parte significativa das medidas adotadas por meio do Agro+ diz respeito à eliminação de dificuldades enfrentadas pelos produtores para ampliar as exportações. Pelos cálculos do coordenador, apenas 10% das demandas apresentadas pelas entidades do agronegócio precisarão de mais tempo para serem atendidas. Em curtíssimo prazo foram padronizados procedimentos, atualizados cadastros e iniciada a revisão de manuais. O plano foi lançado pelo Mapa em 24 de agosto deste ano.

Entre os destaques do Agro+, Cavalcanti aponta a redução da temperatura de congelamento de -18°C para -12°C dos cortes suínos, que vai diminuir o gasto de energia elétrica, aliviando o custo de produção dos frigoríficos.

Outra medida foi a dispensa do carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) nas carcaças bovinas, dentro das plantas frigoríficas, sendo mantida apenas a carimbagem para os países importadores que exigem o selo do SIF. A medida vai garantir menos perdas na hora da limpeza das carcaças e agilidade no processo de produção.

 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink