CI

Plano Nacional de Armazenagem é antecipado na Agrishow

"Armazenamento de grãos é prioridade este ano", diz ministro


Cerimônia de abertura do evento contou com a presença do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, Governador de São Paulo, entre outras autoridades


Foi aberta nesta segunda-feira a 20ª edição da AGRISHOW (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), o maior evento do agronegócio da América Latina, que deve receber em cinco dias 152 mil visitantes de 20 países, que poderão conferir as novidades dos 790 expositores distribuídos em uma área de 440 mil m².


A cerimônia de abertura contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, o Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antonio Andrade, o Ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, a Prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, a Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Monika Bergamaschi, além de deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores da região, presidentes das entidades realizadoras da feira (ABIMAQ, ABAG, ANDA e SRB) e lideranças do setor.

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, afirmou em seu discurso que o armazenamento de grãos é prioridade nos planos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) este ano. Com crescimento previsto em 10,8% sobre o recorde de safra de 184,9 milhões de toneladas alcançado no biênio 2012/2013, o Ministro adiantou a criação do Plano Nacional de Armazenagem, que será anunciado junto com o Plano Safra. “Disponibilizaremos mais recursos com juros mais baixos, prazos de pagamento maiores e carência ampliada. É garantia de mais renda e mais emprego no campo”, afirmou o ministro. Detalhes foram reservados ao anúncio do Plano de Safra 2013/2014, previsto para o início de julho.

Andrade revelou ainda que um grupo de trabalho reunindo outros ministérios, além de empresas de logística e confederações ligadas ao transporte, está sendo elaborado para discutir melhorias infraestrurais a curto, médio e longo prazo.

A estocagem de grãos, bem como demais questões de infraestrutura, como transporte e taxas de impostos, foram levantadas por outras autoridades presentes na abertura. “O Brasil vive o desafio da logística. Não falo apenas de ferrovias e rodovias, mas também de estradas vicinais, onde estão localizadas boa parte das propriedades”, discursou o ministro de Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas. Para isso, segundo ele, parte do foco deve ser direcionado à agricultura familiar, responsável por 84% dos estabelecimentos rurais do País. Linhas de crédito por meio do Programa Mais Alimentos para a compra de máquinas e equipamentos agrícolas, presentes na AGRISHOW, fazem parte desta iniciativa. Pelo quarto ano seguido, o MDA promove no evento o Feirão Mais Alimentos.



Próximos 30 anos

A garantia do espaço da Agrishow por mais 30 anos foi comemorada na abertura. O governador Geraldo Alckmin foi homenageado com uma placa, pela assinatura, ano passado, da concessão. “Em meio a um cenário de preocupação macroeconômica, a agricultura mais uma vez faz a diferença no País. Se existe um orgulho justo, a Agrishow representa isso.”


Com a extensão do prazo assegurada, obras permanentes já foram anunciadas. Para a edição do ano que vem, as entidades organizadoras da feira devem ganhar um espaço em alvenaria. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também vai erguer a chamada “Casa da Embrapa”, espaço de palestras e eventos da instituição. Outra novidade é a construção em 120 dias do Museu da Agricultura, cuja maquete foi apresentada pelo Governador.

Os 20 anos da feira também foram saudados. “É uma honra ter a Agrishow fazendo parte da história de Ribeirão Preto. Foram 25 mil pessoas contratadas na edição deste ano, aquecendo nossa economia” discursou a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD).

Para o deputado federal Duarte Nogueira (PSDB), outros aniversários virão. “Espero que daqui 30 anos nos possamos comemorar a 50ª edição da feira.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.