Plantas “quebram as regras” para sobrevirem

DESCOBERTA

Plantas “quebram as regras” para sobrevirem

Estudo foi feito com a banana
Por: -Leonardo Gottems
552 acessos

De acordo com pesquisadores da Universidade de Queensland e Trinity College, em Dublin, plantas que quebram algumas das 'regras' da ecologia, adaptando-se de formas não convencionais, podem ter maior probabilidade de sobreviver à mudança climática. A Dra. Annabel Smith, da Escola de Agricultura e Ciências da Alimentação UQ, e a Professora Yvonne Buckley, da Escola de Ciências Biológicas e Trinity College da UQ em Dublin, Irlanda, estudaram a banana. 

“A banana, uma pequena planta nativa da Europa, se espalhou amplamente pelo mundo; precisávamos saber por que esse sucesso foi incrivelmente bom, mesmo em climas quentes e secos”, disse Annabel. 

A equipe global de 48 ambientalistas estabeleceu 53 locais de monitoramento em 21 países, etiquetou milhares de plantas individuais, acompanhou a morte de plantas e novas mudas, contou flores e sementes e examinou o DNA para ver quantas plantas individuais foram historicamente introduzidas fora da Europa. 

"Ficamos um pouco surpresos ao descobrir que algumas das 'regras da ecologia' simplesmente não se aplicavam a essa espécie. Os ecologistas usam diferentes teorias para entender como a natureza funciona, desenvolvida e testada por décadas com pesquisas de campo, essas são as chamadas regras”, completa. 

"Na Europa, as bananas cumpriram as regras, mas, ao quebrá-las, independentemente do tipo de ambiente em que viviam, as bananas quase sempre tinham grande diversidade genética e alta adaptabilidade", conclui a especialista, dizendo que essa descoberta pode ser crucial para o desenvolvimento de culturas mais resistentes às mudanças climáticas. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink