Plantas invasoras alimentam pragas

DESCOBERTA

Plantas invasoras alimentam pragas

A mimosa, que existe no Brasil, é uma das principais
Por: -Leonardo Gottems
357 acessos

Um estudo da Universidade de Vigo e do Museu de História Natural de Nova York adverte que a presença de algumas plantas invasoras contribui para as pragas de insetos herbívoros. Nesse cenário, a mimosa (Acacia dealbata) e a garra do gato (Carpobrotus edulis) são algumas dessas plantas, que estão presentes também no Brasil. 

"Estas plantas exóticas foram introduzidas na Europa mais de um século, no entanto, este é o primeiro artigo que analisa as interações entre plantas e insetos herbívoros e possíveus inimigos invertebrados que elas acumulam", diz Jonatan Rodríguez, cientista da Universidade de Vigo e um dos líderes do estudo publicado na revista Biological Invasions. 

O trabalho foi realizado a partir de uma amostragem de campo de três meses durante a primavera de 2015 em cinco florestas de pinheiros mistos, quatro arbustos e nove áreas costeiras. As áreas de amostragem foram classificadas em três níveis de invasão, baixa, média, alta, e inspecionadas em detalhe para a presença de interações de plantas com insetos herbívoros. 

Os resultados mostram que insetos exóticos são sustentados por plantas introduzidas e aumentam a aparência e a variedade dessas pragas. "Muitas espécies de plantas nativas podem ser ameaçadas, ambos presentes tanto nas zonas costeiras, como florestas ou próximo de áreas de cultivo invadidas pela mimosa", completa Rodriguez. 

Embora as capacidades invasivas de A. dealbata e C. edulis estejam bem documentadas, há pouca informação sobre o efeito que elas produzem no caso de insetos herbívoros. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink