CI

Plantas invasoras alimentam pragas

A mimosa, que existe no Brasil, é uma das principais


Um estudo da Universidade de Vigo e do Museu de História Natural de Nova York adverte que a presença de algumas plantas invasoras contribui para as pragas de insetos herbívoros. Nesse cenário, a mimosa (Acacia dealbata) e a garra do gato (Carpobrotus edulis) são algumas dessas plantas, que estão presentes também no Brasil. 

"Estas plantas exóticas foram introduzidas na Europa mais de um século, no entanto, este é o primeiro artigo que analisa as interações entre plantas e insetos herbívoros e possíveus inimigos invertebrados que elas acumulam", diz Jonatan Rodríguez, cientista da Universidade de Vigo e um dos líderes do estudo publicado na revista Biological Invasions. 

O trabalho foi realizado a partir de uma amostragem de campo de três meses durante a primavera de 2015 em cinco florestas de pinheiros mistos, quatro arbustos e nove áreas costeiras. As áreas de amostragem foram classificadas em três níveis de invasão, baixa, média, alta, e inspecionadas em detalhe para a presença de interações de plantas com insetos herbívoros. 

Os resultados mostram que insetos exóticos são sustentados por plantas introduzidas e aumentam a aparência e a variedade dessas pragas. "Muitas espécies de plantas nativas podem ser ameaçadas, ambos presentes tanto nas zonas costeiras, como florestas ou próximo de áreas de cultivo invadidas pela mimosa", completa Rodriguez. 

Embora as capacidades invasivas de A. dealbata e C. edulis estejam bem documentadas, há pouca informação sobre o efeito que elas produzem no caso de insetos herbívoros. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.