Plantas não gostam de ser tocadas

DESCOBERTA

Plantas não gostam de ser tocadas

"Dentro de 30 minutos de ser tocado, 10% do genoma da planta é alterado"
Por: -Leonardo Gottems
843 acessos

Pesquisadores da Universidade de La Trobe (Austrália) descobriram que as plantas são muito sensíveis ao toque e que o contato repetido pode afetar significativamente o seu crescimento.  Os resultados, que acabam de ser publicados no The Plant Journal , podem levar a novas abordagens para otimizar o crescimento e a produtividade das plantas, desde a agricultura de campo até a produção intensiva de horticultura. 

O estudo analisou as respostas de Arabidopsis a vários estímulos de teste táteis. Jim Whelan, diretor de pesquisa, disse que, até mesmo o menor contato, ativa uma importante resposta genética de defesa que, se repetida, retarda o crescimento das plantas. "Dentro de 30 minutos de ser tocado, 10% do genoma da planta é alterado. Isso implica um grande gasto de energia que não é destinado ao crescimento da planta. Se o contato for repetido, o crescimento da planta é reduzido em até 30% ", explicou Whelan. 

Nesse cenário, Yan Wang, coautor da pesquisa, afirmou que, embora ainda não se sabe por que as plantas reagem tão fortemente para o contato, as novas descobertas levaram a uma compreensão mais profunda dos mecanismos de defesa genético envolvido, abrindo novas abordagens para que ela reduza a sensibilidade e otimize o crescimento. 

"Sabemos que quando um inseto pousa em uma planta, os genes são ativados preparando a planta para se defender do ataque. No entanto, os insetos também são benéficos, então, como as plantas diferenciam entre amigo e inimigo? (...) Da mesma forma, quando as plantas crescem tão próximas que se tocam, a resposta de defesa de crescimento retardada e pode otimizar o acesso à luz solar ",disse Wang.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink