CI

Plantas se protegem de poluentes atmosféricos

"Acredita-se que as árvores liberam isopreno para se proteger do estresse oxidativo"


Foto: Pixabay

Pesquisadores da Universidade de Innsbruck descobriram um mecanismo pelo qual as plantas se protegem de poluentes atmosféricos e, portanto, descobriram uma importante fonte biogênica de compostos orgânicos voláteis oxidados na atmosfera. As plantas liberam grandes quantidades do isopreno hidrocarboneto na atmosfera, cerca de 600 milhões de toneladas métricas por ano, metade das quais provém de florestas tropicais. Isso corresponde aproximadamente à emissão anual de metano na Terra.  

"Acredita-se que as árvores liberam isopreno para se proteger do estresse oxidativo", explica Armin Hansel, do Departamento de Física Iônica e Física Aplicada da Universidade de Innsbruck. Junto com cientistas da Alemanha, Finlândia e Estados Unidos, seu grupo de pesquisa agora investigou mais de perto essa interação entre a atmosfera e o mundo vegetal. 

Na atmosfera, o isopreno liberado pelas plantas é muito rapidamente convertido por fotooxidação em compostos prejudiciais às plantas. Os cientistas de Innsbruck expuseram choupos jovens a pequenas doses desses compostos em laboratório e estudaram as trocas gasosas sob condições controladas. 

Para as medições, os pesquisadores usaram um espectrômetro de massa especialmente desenvolvido que pode detectar até mesmo as menores concentrações desses produtos químicos no ar. A Ionicon Analytik, uma empresa de tecnologia com sede em Innsbruck, distribui instrumentos semelhantes. Esses dispositivos também foram usados em torres de medição em florestas na Finlândia e nos EUA. Usando os dados, os pesquisadores conseguiram mostrar que as árvores absorvem os compostos nocivos de suas folhas e os convertem no composto inofensivo metil etil cetona. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.