CI

Plantio chega a 1,2 milhão de ha de safra 12/13 de milho na Argentina

Semeadura avançou 5 pontos percentuais na última semana


Semeadura avançou 5 pontos percentuais na última semana
 
O plantio da safra 2012/13 de milho na Argentina avançou para 36,8% ou 1,2 milhão de hectares dos 3,4 milhões de hectares estimados para a campanha. O ritmo da semeadura continua sendo influenciado pelo excesso de chuvas sobre as principais regiões produtoras do país, provocando um atraso de 18,3 pontos percentuais frente à superfície coberta à mesma época do ano passado.

Analista agrícola do Departamento de Estimativa Agrícola da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, Maximiliano Zavala lembra que na semana a semeadura avançou 5 pontos percentuais. Os produtores já registram perdas parciais e totais em alguns dos lotes cultivados em função do excesso hídrico.

"Ainda não é possível mencionar a perda de percentagem porque os produtores procuram replantar o grão para conseguir uma boa maneira de definir a cultura", citou o analista.

Em seu informe semanal sobre a evolução do plantio a Bolsa de Cereais destaca que na área Central Norte (Pujato, Rosario, Casilda, Diamond, Montoya e outros) e no Centro de Entre Rios (Gualeguaychú, Gualeguay, C. del Uruguay, Villaguay e outros), 95% de semeaduras antecipadas foram concluídas, passando o resto da superfície projetada para o plantio tardio no mês de dezembro.

Zavala lembra ainda que as condições climáticas no país preocupam o produtor rural porque além das inundações o ambiente torna-se propício ao desenvolvimento de doenças fúngicas e ervas daninhas.

A zona do Centro-Norte de Córdoba, como também em grande parte Sul da Província, apresentam lavouras em boas condições de desenvolvimento em função do regime de chuvas e não apresentarem excessos de água.

A safra argentina de milho foi estimada na temporada 2012/13 em 28 milhões de toneladas, segundo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.