Plantio comercial da soja fica proibido por 90 dias no MT
CI
Agronegócio

Plantio comercial da soja fica proibido por 90 dias no MT

A proibição é necessária para evitar o surgimento de focos da ferrugem asiática
Por:

Começa nesta terça-feira (15) no MT o período conhecido como “vazio sanitário” quando fica proibido por 90 dias o plantio da soja. Até o dia 15 de setembro o cultivo será permitido apenas para pesquisa científica e experimentos, com prévia autorização dos órgãos de defesa sanitária.

De acordo o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), a proibição é necessária para evitar o surgimento de focos da ferrugem asiática da soja, que no ano passado provocou grandes prejuízos aos agricultores. “O produtor que cultivar soja neste período pode ser multado e ter sua plantação destruída pelos fiscais”, alerta a Comissão de Defesa Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Mato Grosso.

De acordo com a legislação, a semeadura da soja só deve começar a partir de 16 de setembro. O desrespeito à restrição é considerado infração gravíssima e pode acarretar multas de até 3 mil UPFs (Unidades Padrões Fiscais), cerca de R$ 80 mil.

Este é o quinto ano em que os produtores mato-grossenses realizam a experiência.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.