Plantio da safra de inverno no Ceará já começou
CI
Agronegócio

Plantio da safra de inverno no Ceará já começou

A terra está molhada e os agricultores aproveitam a umidade do solo para o início do plantio de sequeiro
Por:

As últimas chuvas que banharam o município de Icó, distante 375km de Fortaleza (CE), trouxeram novo ânimo para os produtores rurais. A terra está molhada e os agricultores aproveitam a umidade do solo para o início do plantio de sequeiro.

No Centro de Atendimento ao Cliente (Ceac) da Ematerce, já começou de sementes selecionadas. No total, serão entregues 45 toneladas de milho híbrido e variedade, feijão e sorgo granífero.

De acordo com os técnicos da Ematerce, a procura pela semente é considerada elevada. Diariamente são entregues oito toneladas. “Os agricultores estão esperançosos e ansiosos para começar o plantio”, disse o gerente local do Ceac, Sérgio José de Andrade. “Acreditamos que o inverno começou pra valer”. Neste mês de fevereiro, já foram registrados mais de 100 milímetros. Este é um índice considerado bom para o início da quadra chuvosa.

A distribuição de sementes deve prosseguir até o fim deste mês. A maior procura é por milho híbrido. “Tem uma produção precoce, maior produtividade e é de boa qualidade”, explicou Andrade. “No ano passado, houve uma grande safra no município”. O Estado vem aumentando a oferta de sementes de milho híbrido para atender a demanda crescente dos pequenos produtores rurais.

Os técnicos estimam que, no município de Icó, o plantio chegou a 10% da área a ser cultivada na quadra invernosa deste ano. No campo, o trabalho de preparo da terra e cultivo dos grãos está começando. O clima é de otimismo entre os agricultores. Na localidade de Cascudo, quatro pequenos produtores rurais se uniram e prepararam uma área de três hectares para o plantio de milho.

O grupo está animado com a perspectiva de um bom inverno. “Aguardamos as chuvas começar pra valer”, disse Virgílio Ferreira. “Na nossa região, o inverno só começa mais tarde e ouvi falar no rádio que a partir de agora já se pode plantar”.

Os produtores prepararam o terreno com o uso de cultivador a tração animal e fizeram o plantio de milho, com máquina manual. “Usamos 30 quilos de grãos que tínhamos guardado da safra de 2006”, disse José Martins. A despesa com o plantio foi de R$ 340,00.

Sementes

No Centro-Sul, já está liberada a entrega de sementes selecionadas do programa Hora de Plantar. As sacas estão armazenadas no depósito da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Icó. Entretanto, faltam recursos para a contratação de veículos para o transporte do produto. A solução indicada pelo escritório regional da Ematerce, em Iguatu, é a parceria entre as Prefeituras. Caberá aos municípios cobrir as despesas com o frete e capatazia das sacas para fazer as sementes chegar às mãos dos pequenos agricultores.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink