CI

Plantio da soja: 95,1% da área foi semeada no Mato Grosso do Sul

A estimativa de área plantada com soja da safra 2017/2018 é de aproximadamente 2,3 milhões de hectares


O plantio da soja na safra 2017/2018 no estado já chegou a 95,1% da área acompanhada pelo projeto Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio). Os dados se referem a levantamentos realizados até o último dia 17 de novembro e foram divulgados nesta terça-feira (21/11) pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul). A região sul tem porcentagem média de área plantada mais avançada: 97%. Já a região centro apresenta 91,5% de área semeada e, a região norte, 92,1%.

Desenvolvimento das lavouras de soja

Na região que abrange os municípios de Camapuã, Costa Rica, Chapadão do Sul, Pedro Gomes, Cassilândia, Coxim e Sonora, ao norte do estado, o clima está favorável e a atividade de plantio da soja segue em andamento, assim como ao centro do estado, nas cidades de Nova Alvorada do Sul, Bandeirantes, Campo Grande e São Gabriel do Oeste.

Já na região sudoeste, nos municípios de Maracaju, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Maracaju e Sidrolândia, durante os dias visitados pelos técnicos dos Siga MS algumas propriedades pararam o plantio da soja devido à grande quantidade de chuvas, mas as atividades retornaram logo em seguida.

No sul e no sudeste de Mato Grosso do Sul, nas cidades de Caarapó, Vicentina, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã e Rio Brilhante, assim como Iguatemi, Ivinhema, Angélica e Nova Andradina, o clima é favorável e favorece a continuidade do plantio, que segue com normalidade.

Na região sul-fronteira, que abrange as cidades de Laguna Carapã, Ponta Porã, Amambai e Aral Moreira, o plantio da soja está concluído. Produtores relataram que as chuvas na região foram regulares e isso contribuiu para que o plantio fosse finalizado.

De acordo com o modelo Agritempo (Sistema de Monitoramento Agrometeorológico), a previsão do tempo indica que entre hoje e amanhã (22/11), no oeste e centro-sul do estado haverá possibilidade de pancadas de chuva, nas demais regiões os dias serão com pancadas de chuva isoladas. No dia 23/11, terá sol e poucas nuvens, entretanto com probabilidade de pancadas de chuva localizadas na região norte do estado.

Avanço do plantio da soja

A estimativa de área plantada total, acompanhada pelo projeto SIGA, é de aproximadamente 2,3 milhões de hectares. A evolução, nos últimos dez dias, foi de aproximadamente 8,6% para o estado, ou seja, 210.230 hectares foram plantados neste período.

Estimativas da safra 2017/2018

Para a Soja 1ª safra 2017/2018, a estimativa é que o Estado tenha área de 2,5 milhões de hectares, com uma projeção no volume de grãos de aproximadamente 8,3 milhões de toneladas. A produtividade deve manter-se em média de 54,0 sacas por hectare.

 

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.