CI

Plantio da soja em Mato Grosso alcança 32,8% da área

Em relação a semana a evolução foi de 15,5 pontos percentuais


A regularidade das chuvas é fundamental para o plantio das soja em Mato Grosso, mas a intensidade das águas pode atrapalhar os trabalhos no campo. Há cinco semanas de atividades, o plantio da oleaginosa na safra 12/13 chega a 32,8% da área total de 7,8 milhões de hectares. O desempenho desta temporada é menor do que foi na safra 11/12, que neste mesmo período que alcançava 39,9%. Em relação a semana a evolução foi de 15,5 pontos percentuais.


De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgados na sexta-feira (19), apesar da diferença comparando com a safra passada, o plantio deste ano está avançado em relação com os demais ciclos registrados em Mato Grosso. Na região médio-norte, estima-se que 43,5% da área foi plantada, levando em conta um total de 3 milhões de hectares.

Conforme o Imea, o plantio da soja evolui também nas regiões sudeste (37,9%), oeste (36,7%), norte (34,3%), centro-sul (26,5%) e noroste (18%). O nordeste mato-grossense é a região com menor desempenho no plantio da oleaginosa, contabilizando 3,5% de uma área de 1,2 milhão de hectares.


No município de Sorriso os trabalhos no campo estão mais intensos, tendo uma área de 633,4 mil hectares em que 55% já está com o grão de soja. De outro lado, o município de Gaucha do Norte apresenta o pior resultado no plantio, com 3% da área de 154 mil hectares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.