Paraná

Plantio da soja está na reta final no Paraná

Segundo o Deral, 98% da área dedicada à oleaginosa já foi semeada no estado; 90% das lavouras estão em boa situação
Por: -Gabriel Azevedo
112 acessos

O plantio da safra de soja 2017/18 no Paraná atingiu 98% da área prevista de 5,453 milhões de hectares, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral). O dado foi divulgado nesta terça-feira, 28. Ainda segundo o órgão, que é vinculado a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, 90% das lavouras estão em boa situação. No caso do milho, todos os 338 mil hectares dedicados ao cereal foram plantados. A colheita de trigo foi concluída.

No caso da soja, até o momento, 9% estão em fase de germinação, 81% em desenvolvimento vegetativo, 9% em floração e 1% em frutificação. Segundo Luiz Renato Lazinski, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Paraná, o clima deve ser um aliado dos produtores nos próximos meses. “Nós temos um La Niña instalado e já influenciando o clima, isso significa um mês de dezembro com chuvas abaixo da média, mas como nos meses anteriores choveu um volume significativo, o solo vai ter bons índices de umidade”, explica.

De acordo com Lazinski, a preocupação está na temperatura média. “A chuva não é uma preocupação, mas as temperaturas que vão ficar abaixo da média, o que é uma excelente notícia para o milho, mas não tão boa para a soja”, afirma. 

Na opinião do secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, dificilmente o Paraná vai repetir o desempenho da última safra, no entanto, isso não significa um resultado negativo. “A última safra teve um desempenho que nunca tinha visto em 40 anos”, conta. “Mas isso não significa que não teremos uma safra cheia. Nós esperamos uma safra grande, que vai nos dar orgulho e a expectativa é grande”. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink