CI

Plantio da soja estará proibido no MT

Até 15 de setembro estará em vigor o vazio sanitário da soja no Estado


A partir do dia 15 o plantio da soja, em Mato Grosso, estará proibido pelo período de 90 dias. Até 15 de setembro, estará em vigor o vazio sanitário da soja, período no qual não será permitida a existência de plantas vivas de soja em áreas sob sistema de irrigação, em áreas de cultivo tradicional ou qualquer outra modalidade de cultivo. A medida busca a eliminação de todas as plantas de soja como forma de evitar que o fungo causador da ferrugem asiática se multiplique.


De acordo com o supervisor de campo da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja/MT), o engenheiro agrônomo, Rodrigo Fenner, o período proibitivo interrompe o ciclo do fungo hospedeiro da ferrugem asiática, principal doença fúngica que ataca a soja no cerrado. Ele explicou que os produtores não podem manter plantas vivas em suas propriedades. As mesmas devem ser eliminadas com produtos químicos ou outro meio.

Segundo informações do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), as unidades regionais estão se preparando para as fiscalizações nesse período. Já foi realizado o levantamento de plantadas da soja, objetivando a fiscalização. Somente são autorizados os plantios da oleaginosa nesse período para fins de pesquisa, mas com rigoroso controle. O produtor que não obedecer ao Vazio estará sujeito ao pagamento de multas.

Conforme determinação do Indea/MT, ficam os proprietários, arrendatários ou detentores a qualquer título de áreas cultivadas com soja sob sistema de irrigação ou não, obrigados a eliminarem as plantas vivas de soja “cultivadas” ou “guaxas” em áreas de seu domínio, imediatamente antes do período de “vazio sanitário”, inclusive, as “plantas vivas” de soja ao redor de seus armazéns e à beira das estradas dentro da área de seu domínio.


A DOENÇA - A ferrugem da soja também conhecida como ferrugem asiática é uma doença causada por fungos. Os primeiros sintomas se manifestam nas folhas com o aparecimento de minúsculos pontos escuros. Posteriormente ao aparecimento das lesões ocorre a desfolha da planta que evita a formação dos grãos com redução da produtividade. O desenvolvimento da doença é extremamente rápido e ela se espalha com facilidade pelo vento e causa grandes prejuízos à produção.

O objetivo é evitar ou retardar ao máximo o aparecimento do fungo causador da ferrugem asiática, doença que ataca a cultura e causa sérios prejuízos econômicos aos produtores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.