CI

Plantio de algodão em MT atrasa devido às chuvas

A previsão do tempo não dá muita esperança de diminuição das chuvas


O Plantio da safra de algodão 2011/12 em Mato Grosso está sendo retardada pelo tempo úmido no estado. De acordo com o IMEA, 63% da safra de algodão do estado foi plantada na semana passada, que é mais lento que o normal. Na verdade, existem duas culturas de algodão no estado, o algodão plantado em dezembro e da cultura do algodão safrinha plantado após a colheita da soja. Os atrasos de plantio são principalmente para o algodão safrinha devido a um início retardado da colheita de soja. O IMEA estima que 1,2% da soja do estado foram colhidos até a semana passada, quando normalmente de 4% a 5% seriam colhidos até esta data.

A previsão do tempo não dá muita esperança de diminuição das chuvas. De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva deve persistir no estado para as próximas duas semanas. Se a previsão se confirmar, então a janela de plantio de algodão pode estar prestes a fechar antes de toda a safra ser plantada. Geralmente os agricultores no estado gostariam de ter seu algodão plantado até o final de janeiro, mas poderam prorrogar até meados de fevereiro, se necessário. Se a chuva continuar até o final de janeiro poderá resultar em que alguns dos hectares não plantados de algodão possam ser utilizados para produção de milho safrinha.

Produtores de algodão no Brasil não estão entusiasmados com a sua produção de algodão este ano como estavam no ano passado, neste momento, devido a preços mais baixos do algodão. Um ano atrás, os agricultores aumentaram consideravelmente sua área plantada de algodão devido, principalmente, aos recordes dos preços do algodão. Este ano os preços do algodão estão em níveis mais normais e, como resultado, os agricultores no Brasil estão esperando plantar 1,4 milhões de hectares, que seria de apenas 0,4% a mais que no ano passado.

O Mato Grosso continua sendo o maior estado produtor de algodão, com 723.500 hectares (inalterado desde o ano passado), ou 51,5% da área total de algodão do Brasil. Bahia é o segundo maior estado produtor com 415 mil hectares, ou 30% do total do Brasil. A área plantada de algodão na Bahia é de 2,5% maior que no ano passado.

O algodão em Mato Grosso é geralmente plantada em dezembro e algodão safrinha em janeiro. Áreas não irrigadas de algodão no oeste da Bahia e Goiás são geralmente plantadas na segunda metade de novembro ou início de dezembro. Algodão irrigado no oeste da Bahia é geralmente plantado em janeiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.